A terceira equipe da fase colheita da Expedição Safra chegou ao Triângulo Mineiro nesta segunda-feira (24) e percorre as principais regiões produtoras de soja e milho do estado e também de Goiás até o final da semana. Em Uberlândia, o cenário ainda é de incertezas. O veranico ocorrido no mês passado deve influenciar o desempenho das lavouras de soja que foram plantadas tardiamente, entre novembro e dezembro, disseram técnicos e produtores entrevistados. Isso depois de uma seca já ter comprometido o plantio da temporada em algumas regiões do município,
O tempo médio sem chuvas foi de 28 dias, mas há casos de regiões onde a estiagem chegou a 40 dias, aponta Ademar Guimarães, coordenador técnico do Instituto Emater. “As chuvas da semana passada foram muito irregulares e isoladas, variando entre 30 milímetros e 250 milímetros”, detalha. Em Araguari, a 30 quilômetros de Uberlândia, produtores de café foram obrigados a revezar o uso de irrigadores para evitar que os reservatórios secassem.
No caso da soja e do milho, os efeitos são variados. As perdas de produtividade podem chegar a até 50% em algumas lavouras, mas na média o prejuízo será bem menor. No caso do cereal verão (primeira safra), estima-se um prejuízo de 25% na produtividade. “E é mais fácil esse número crescer do que cair”, problematiza. Em um ano normal, a oleaginosa produz 3 mil quilos por hectare e o cereal 7,2 mil quilos/ha.
Com 960 hectares de soja plantados em Uberlândia o produtor Claudionor Nunes de Morais espera que as perdas previstas para uma área de 116 hectares sejam compensadas por talhões que renderam a mesma média do ano passado, de 57,5 sacas por hectare. “Nas áreas consolidadas o resultado foi bom, mas nas áreas de abertura a perda foi maior”, resume. A produtividade acima da média observada no terreno plantado com a soja RR2 PRO, também deve contribuir com a média geral. Cerca de 8% do espaço ocupado pela oleaginosa receberam sementes da tecnologia Intacta e o rendimento foi de 72 sacas por hectare.
As perdas ocorrem em um momento de expansão da soja na região. Nos 23 municípios monitorados pelo Emater a área subiu de 300 mil hectares em 2012/13 para 315 mil hectares nesta safra. No mesmo período o milho primeira safra caiu de 112,9 mil hectares para 103,9 mil hectares.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam