Máquinas chegam funcionar por até 14 horas para dar ritmo à colheita norte-americana| Foto: Josa© Rocher / Gazeta Do Povo
Grãos apresentam boa formação
Espigas tiveram boa formação e devem garantir bom resultado na colheita
Com avanço da colheita, produtores passam a avaliar comercialização, já que tendência de preços ainda não está definida
Em algumas regiões produtores temiam que chuvas das últimas semanas poderiam atrasar avanço da colheita, mas previsão não se confirmou
Produtores confirmam que foi possível recuperar produtividade após quebras da safra 2012/13
Milho sentiu menos o efeito do calor registrado em agosto no país, o que favoreceu bom desenvolvimento da cultura.
Alguns produtores já tem metade da área colhida, e pretendem encerrar a colheita até o final da próxima semana

Eureka, Illinois (Estados Unidos) - A colheita da safra de grãos norte-americana avança em ritmo acelerado para que os agricultores tentem driblar o risco de problemas na produtividade. Alguns produtores chegam a trabalhar 14 horas por dia dentro das colheitadeiras para adiantar o trabalho nas lavouras. O diagnóstico foi feito pela equipe da Expedição Safra 2013/14 que percorre durante esta semana 1 mil quilômetros pelo Corn Belt, o cinturão de grãos do país.

CARREGANDO :)

O efeito do avanço das máquinas ainda não pode ser mensurado de forma precisa, já que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) não está divulgado os relatórios mensais. A interrupção se deve a paralisação das atividades federais, graças ao impasse político na aprovação do orçamento norte-americano. Mesmo assim, há casos de produtores com até 50% da área colhida, o que representa um avanço de 30 pontos porcentuais em 10 dias. Quem está nessa condição prevê que a colheita poderá ser concluída já na próxima semana.

Na maioria das lavouras o cenário é de recuperação após a quebra da safra 2012/13, quando a falta de chuvas comprometeu o desempenho da colheita norte-americana. Em Eureka, na região central de Illinois, o relato dos agricultores é de que o milho terá ganho de produtividade, com desempenho entre os cinco melhores da história. Próximo dali, na cidade de Bloomington, o impacto da seca foi maior na última safra, mas os agricultores acreditam em uma retomada neste ciclo.

Publicidade