O desempenho da soja e do milho tem potencial para 500 milhões de toneladas, 50 milhões de toneladas a mais do que na última temporada.| Foto: /

Com raras exceções, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, a colheita no Corn Belt, o Cinturão do Milho dos Estados Unidos confirma as projeções de uma safra recorde. O desempenho da soja e do milho tem potencial para 500 milhões de toneladas, 50 milhões de toneladas a mais do que na última temporada. Pontualmente, porém, há divergências em relação aos números. A maioria absoluta dos agricultores conta que a colheita está superando as expectativas. Outros, porém, acreditam que os dados do USDA, o Departamento de Agricultura dos EUA, estão superestimados.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Iowa produz milho equivalente a mais de 80% da produção brasileira
  • Campo surpreende e supera estatísticas nos Estados Unidos
  • Nos EUA, Illinois supera com folga média nacional de produtividade
  • Primeiro roteiro começa por estado líder na qualidade de lavouras nos EUA

É o caso do produtor Chris Hendricks, de Indiana. Ele tem uma fazenda de 400 hectares em Franklin, ao Sul de Indianápolis, capital do estado. Na metade da área, dedicada ao milho, a colheita já terminou e o desempenho passou longe do otimismo dos órgãos oficiais. “Tivemos muita chuva e muito calor em estágios críticos para a planta”, lamenta. O resultado foi uma produtividade de 148 sacas por hectare ou 8.890 kg/hectare. Bem abaixo dos 12.573 kg/ha estimados pelo USDA para as lavouras de Indiana.

Publicidade

Com a outra metade da fazenda, entretanto, cultivada com soja, Chris está mais animado. Ainda que um pouco abaixo da média estadual prevista pelo USDA, ele conseguiu um aumento de 10% em relação à própria produtividade na comparação com a última safra e deve colher 62,3 sc/hectare ou 3.740 kg/ha. “Com a soja, conseguimos ir muito bem”, afirma. “Eu não diria que é uma safra ruim, só não é tudo aquilo que esperávamos”, completa.

Expedição nos EUA

A Expedição Safra já passou por cinco estados nos EUA, mas a programação ainda não terminou. Continue acompanhando aqui no AgroGP. Confira um resumo em fotos do trajeto percorrido até agora.

Primeiro roteiro começou por Wisconsin, estado líder na qualidade de lavouras nos EUA.
O fazendeiro Mark Halverson, de Deerfield, Wisconsin, aposta na quantidade para evitar prejuízos.
De acordo com o Wisconsin Farm Bureau Federation, o estado tem hoje 69 mil fazendas, que geraram US$ 88,3 bilhões.
Winsconsin cultiva 5,8 milhões de hectares. Nesta safra, o milho ocupou 1,65 mi; e a soja, 0,8 mi.
Illinois lidera a produtividade de grãos nos Estados Unidos, tanto em milho quanto em soja.
Em Lexington, Illinois, o produtor Terry Giannoni diz que colheita será boa, mas não fantástica.
Em Illinois, no Corn Belt, a safra será recorde.
Tricia Braid e Phil Thornton, do Illinois Corn, instituição que representa os produtores de milho do estado, afirmam que a produtividade está de 10% a 20% maior do que na safra passada.
A excelência da soja em Minnesota contrapõe até mesmo o último relatório do USDA, que estimou produção e produtividade abaixo da média norte-americana.
Mike Riley, em Minnesota, cultiva 850 hectares de milho e soja. Para ele, sucesso de produtividade foi resultado do clima.
O terceiro estado visitado pela Expedião Safra foi Minnesota. Diretor da Minnesota Soybean, Kim Nill, diz que o estado aumentou um pouco as exportações para a China, a produção de biodiesel e a produção de carne.
Com uma produtividade de média até o momento de 209,5 sacas por hectare ou 12.573 kg/ha, os agricultores de Iowa se preparam para um desempenho sem precedentes.
Para os produtores Gordon Assinaar e Will Cannon, do Iowa, o clima foi favorável.
Com uma colheita estimada em 68 milhões de toneladas, a volume do cereal no Iowa equivale a mais de 80% de todo o milho produzido no Brasil
Produtor Chris Hendricks, em Indiana. O estado foi o último visitado nos Estados Unidos durante o primeiro trecho da Expedição Safra 2016/17.