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A soja não transgênica encontrou uma nova porta de saída no Brasil. Nos últimos meses, o terminal de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, embarcou dois navios com o produto convencional, que costuma ter um prêmio sobre o transgênico, que ocupa a maior parte da área plantada no Brasil. A primeira embarcação partiu em maio com 28,7 mil toneladas de oleaginosa para a Rússia. A segunda carga, de 26 mil toneladas, seguiu, em julho, para o Japão. Um terceiro navio graneleiro está ancorado na área do terminal e deve carregar 27,8 mil toneladas. Mas ainda sem previsão de partida e destino.

A operação por Sergipe ocorre em um ano de embarques recordes do grão no país e passa a ser mais uma alternativa para as grandes empresas exportadoras, que buscam evitar gargalos logísticos dos portos do Sudeste e Sul, principalmente Santos e Paranaguá. Cerca de R$ 15 milhões foram investidos pela Multigrain na operação para adaptar Barra dos Coqueiros ao escoamento de soja. O objetivo é embarcar 150 mil toneladas do grão ao longo de 2015, com possibilidade de aumentar o volume nos próximos anos.

US$ 23,9 milhões é o faturamento do Porto de Sergipe com a movimentação de soja convencional entre janeiro e junho deste ano, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

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