Integrantes do MST causaram tumulto e impediram que 120 famílias do assentamento Palmares, em Parauapebas, no Pará, recebessem títulos de domínio de propriedades rurais das mãos de funcionários do governo federal.
Em nota, o Incra informou que o episódio ocorreu nesta quinta-feira (18/8) e foi a primeira vez que o programa de titulação acabou temporariamente barrado, apesar da manifesta vontade das famílias beneficiadas em dar prosseguimento à documentação de seus lotes.
"Em virtude do fato lamentável, o Incra suspendeu a entrega dos títulos para as famílias, que já poderiam ter sido tituladas desde 2006 e somente agora estão conquistando os seus documentos definitivos", informou a autarquia.
Nova data será marcada para entregar títulos aos assentados
O Incra ressaltou ainda que a titulação integra o conjunto de ações do Programa Nacional de Reforma Agrária, que promove "segurança jurídica, garante a sucessão familiar e permite o acesso às políticas de apoio à agricultura". "Em respeito às famílias do assentamento Palmares, (o Incra) garantirá a entrega dos títulos aos beneficiários em nova data, fazendo valer seus direitos", diz a nota.
Reportagem da Gazeta do Povo já mostrou que não interessa ao MST a emancipação dos assentados, mesmo após décadas de posse de seus lotes. Desde o início da atual gestão, o Incra entregou 374 mil títulos de propriedade a assentados, mais do que todo o período entre 2000 e 2016, que inclui mandatos de governos petistas, aliados do movimento. No início deste mês, 179 famílias de assentamentos do MST em Londrina receberam documentação de seus lotes, ignorando o apelo do ex-governador do Paraná, Roberto Requião, para só aceitarem títulos de propriedade que fossem "assinados por Deus e com firma reconhecida".
Assista ao vídeo que mostra, na quadra de uma escola, as famílias de Parauapebas se manifestando a favor da entrega dos títulos e a ação de líderes do movimento para impedir o ato.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião