i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

José Rocher: Crises e acordos criam nova ordem agroglobal

  • PorJosé Rocher, editor
  • 16/11/2015 03:00

Os principais desafios apontados pelo Fórum de Agricultura da América do Sul –destacados na edição desta terça-feira do Agronegócio – representam um passo à frente nas discussões abertas pelas duas primeiras edições do evento. Retomam temas permanentes e abrangem novos assuntos: as crises econômicas enfrentadas pelos países sul-americanos, a medição de forças entre uma oferta ampliada e uma demanda contida, a reorganização do mercado numa época de novos acordos comerciais.

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, os argentinos renovam expectativa de que Buenos Aires reduza a cobrança de tributos sobre exportações e controle menor sobre os embarques. Já os brasileiros esperam que a própria crise resulte num reconhecimento maior da importância da agropecuária e da agroindústria.

Mesmo nesse contexto, o agronegócio sul-americano opta por continuar expandindo a agricultura, e se prepara para uma concorrência ainda mais acirrada com o Hemisfério Norte. O que se vislumbra é uma época de margens de lucro menores, mas de consumo ainda crescente.

Como fator extra, as relações comerciais estão sendo restabelecidas. Acordos como o Trans-Pacific Partnership (TPP), que envolve Estados Unidos, Chile e outros dez países, anunciam uma competição também diplomática e geopolítica. Novos rumos do mercado global estão se desenhando. Entre os maiores desafios está o de decifrar essas mudanças, para que se tome as decisões corretas e no tempo certo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.