Os apreciadores do famoso foie gras francês terão que esperar mais um pouco para comprar a iguaria, pois as exportações para fora da União Europeia estão suspensas.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Um foco de gripe aviária H5N8 foi detectado em uma criação de patos no sudoeste da França, meca da produção de foie gras, o que significa que o país não poderá exportar fora da Europa este alimento popular durante as festas de fim de ano.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Nem Zico, nem Gisele Bündchen: frango é o queridinho brasileiro no Japão
  • Mulheres correspondem a metade da população, mas são donas de apenas 5% das áreas rurais

Este vírus, inofensivo para os humanos mas altamente patogênico para as aves, foi descoberto na localidade de Tarn Almayrac, anunciou nesta sexta-feira (2) o ministério da Agricultura.

Publicidade

Sua presença em uma granja “não permitirá que a França recupere em 3 dezembro, como estava previsto, o status de ‘livre da gripe aviária’“, informou o ministério em um comunicado.

O status é essencial para exportar aves de curral e foie gras fora da União Europeia, sobretudo para o Japão, o maior importador do mundo do alimento.

A França, maior produtor mundial de foie gras, perdeu o status de ‘zona livre de gripe aviária’ após um foco detectado no fim de 2015 e esperava recuperá-lo no fim de semana.

A epidemia provocou perdas de 25% no setor e um aumento estrutural dos preços.