• Carregando...
Com investimento de R$3 milhões, sistema reduz necessidade de mão de obra e torna as operações mais ágeis | Aniele Nascimento / Gazeta Do Povo
Com investimento de R$3 milhões, sistema reduz necessidade de mão de obra e torna as operações mais ágeis| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta Do Povo

Para enfrentar a escassez de mão de obra, granjas apostam no sistema que agiliza as operações e simplifica o trabalho nos aviários. Veja as principais etapas:

VIDEO: Assista passo a passo o funcionamento do sistema

Pintainhos

As aves são adquiridas com um dia de vida. A criação é feita de forma convencional e inclui a vacinação e o corte dos bicos. Com 120 dias de vida, os animais ficam aptos a iniciar a produção de ovos e são transferidos ao sistema automatizado.

Galinhas

As poedeiras ficam em gaiolas com capacidade para até 10 aves. Canos disponibilizam água 24 horas. A ração é distribuída por correias dez vezes ao dia, em porções que somam 110 gramas.

Robôs

O chão das gaiolas é vazado e o esterco cai diretamente em esteiras, que conduzem os dejetos diretamente para o descarte. Os ovos também são conduzidos por esteiras, que rolam sem sofrer quebras.

Triagem

Os ovos são conduzidos a uma máquina que faz a pré-limpeza de cada unidade. Depois, funcionários separam aqueles que quebraram ou trincaram. O produto é encaixotado e segue para um entreposto onde é feita a inspeção sanitária e a segregação final antes do envio para os consumidores.

268 mil toneladas. É o volume de ovos que foram exportados pelo Brasil no ano passado, conforme a União Brasileira da Avicultura (Ubabef).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]