Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bovinos

Venda de carne bovina aos EUA deve ficar para 2016

Apesar da expectativa do início das vendas da carne bovina aos Estados Unidos ainda este ano, as exportações do produto só devem começar a partir de 2016. O motivo da mudança de data está em questões burocráticas que precisam ser resolvidas antes de dar início aos embarques. Quando as portas norte-americanas se abrirem para o Brasil, a estimativa é exportar 100 mil toneladas anuais do produto em cinco anos. Atualmente, apenas carne processada é comercializada.

Conforme mostrou matéria do Agronegócio Gazeta do Povo no mês passado, o comércio entre os dois países deve, após barreira imposta há 15 anos, privilegiar a venda de cortes dianteiros, que possuem menos gordura, e servem de insumo para a indústria de alimentação. A proteína brasileira irá servir como ingrediente magro na receita do famoso hambúrguer, fast food mais consumido pelos norte-americanos.

O acordo atende um momento de escassez dos Estados Unidos. Dados do Departamento de Agricultura do país apontam que o rebanho norte-americano soma 89,8 milhões de cabeças. Em 2014 o índice despencou ao menor patamar desde 1951, para 87,7 milhões.

13 estadose o Distrito Federal estão autorizados para exportar carne bovina para os Estados Unidos. Como um dos critérios é o controle da febre aftosa com vacinação, o Paraná faz parte da lista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.