• Carregando...
Divulgação do caso, apontado como “atípico” pelo órgão, não deve alterar o status sanitário do país perante a OIE. | MARCELO ELIAS/Gazeta do Povo
Divulgação do caso, apontado como “atípico” pelo órgão, não deve alterar o status sanitário do país perante a OIE.| Foto: MARCELO ELIAS/Gazeta do Povo

A Irlanda confirmou nesta semana um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecida como doença da vaca louca. O teste foi divulgado pelo Departamento de Agricultura, Alimentação e Marinha do país (DAFM) e reportado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A anomalia foi identificada como um caso atípico, que acomete naturalmente animais mais velhos e é designado como “marcação priônica”.

A vaca tinha 18 anos e era da raça Aberdeen angus. Segundo o proprietário, o animal tinha apresentado sintomas suspeitos. Após informar autoridades, foi tomada a decisão de sacrificá-la, junto com outros três animais. O material de amostra foi encaminhado ao Laboratório Nacional de Referência (NRL) e o diagnóstico foi confirmado.

Segundo o DAFM, o incidente não representa risco à saúde pública. Entretanto, medidas de segurança foram tomadas. A divulgação do caso, apontado como “atípico” pelo órgão, não deve alterar o status sanitário do país perante a OIE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]