• Carregando...
Bezerro atolado em meio a jacarés na Ilha do Bananal | Reprodução/
Bezerro atolado em meio a jacarés na Ilha do Bananal| Foto: Reprodução/

Em uma seca que vem se arrastando desde o primeiro semestre no Tocantins, a Ilha do Bananal encontra-se em uma situação crítica. Um vídeo recebido pela equipe do Agronegócio da Gazeta do Povo mostra dezenas de jacarés mortos e atolados em uma área que, antes, era uma lagoa.

Nas imagens, uma equipe do Ibama Prevfogo realiza também o resgate de um bezerro atolado em meio aos jacarés e outro bovino está em meio a uma área verde, apresentando sinais de fraqueza.

Assista ao vídeo dos animais que não resistiram à seca e ao resgate de bezerro atolado em meio aos jacarés

Segundo Waner Gonçalves Lima, coordenador estadual do Prevfogo, o vídeo passou a circular ainda ontem por grupos de WhattsApp. Ele revela que uma equipe de emergência foi enviada hoje à região para avaliar a situação e organizar medidas emergenciais e o resgate dos jacarés atolados, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins – Naturantis.

“As lagoas estão secando e a suspeita é que os jacarés estão morrendo de sede. Não tínhamos conhecimento desse nível de gravidade na região e não sabemos a extensão do problema: se é aquele lago especificamente ou se a situação é mais grave”, afirma Gonçalves Lima.

Ele conta que o estado está avaliando inclusive o decreto de uma situação de emergência devido à seca. O município de Araguaína, no Norte do estado, por exemplo, já decretou emergência.

A estiagem, as queimadas e a seca atingem principalmente produtores rurais. Mais de 4 mil focos de incêndio foram contabilizados apenas na região e Araguaína - três vezes mais que o ano passado - e 10 mil no estado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Território indígena

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, cercada ao norte pelo Parque Nacional do Araguaia. A região é composta por terras indígenas, segundo Gonçalves Lima, com histórico de mais de cem anos de pastoreio e com permissão para indígenas arrendarem terras para passagem de gado, o que explica a presença de bovinos em meio aos jacarés. “Há arrendamentos particulares e indígenas que também têm gado”, diz.

Segundo o funcionário do Ibama, os brigadistas que controlam os incêndios florestais na região, inclusive, são indígenas. “Todas nossas brigadas são de indígenas que já trabalharam no salvamento de botos e pirarucus (peixe nativo) em outros casos, mas nunca com jacarés”, afirma.

A região, explica o coordenador, é de difícil acesso e está próxima da divisa com o Mato Grosso. Os municípios de Tocantins mais próximos da ilha são Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Do lado mato grossense, o município mais próximo da Ilha do Bananal é São Félix do Araguaia.

Assista ao vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]