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Importado da França, o 508 chega em versão única e motor 1.6 THP, turbo, a gasolina, de 165 cv e torque de 24,5 kgfm | Divulgação/Peugeot
Importado da França, o 508 chega em versão única e motor 1.6 THP, turbo, a gasolina, de 165 cv e torque de 24,5 kgfm| Foto: Divulgação/Peugeot

Ao volante

Elogiado no 3008, motor 1.6 turbo repete bom desempenho no sedã

O 508 é empurrado pelo bloco 1.6 turbo a gasolina desenvolvido em parceria com a BMW e que estreou com o 3008, migrou para o 408 THP e o RCZ e também equipa as versões mais possantes do Mini e do novo Serie 1, além do recém-lançado Citroën DS3. No Peugeot, ele foi calibrado para gerar 165 cv. E, mais uma vez, não decepciona. A aceleração não é absurda, mas suficiente para que o motorista realize ultrapassagens sem tomar sustos, ajudado pelo torque máximo de 24,5 kgfm logo aos 1.400 rpm e pelo câmbio sequencial de seis velocidades. A opção do modo S (Sport) eleva as rotações para extrair o máximo do carro.

O extremo silêncio no interior chama a atenção. Praticamente não há barulho de rodagem de pneus ou motor. A suspensão mais rígida se encarrega de oferecer prazer ao dirigir. Nas curvas, o veículo está sempre à mão. Contudo, as vias com imperfeições serão um incômodo bastante perceptível para os ocupantes. O toque de esportividade completa com a possibilidade de troca das marchas pelo paddle shift (borboletas) atrás do volante.

Saiba mais

Inicialmente concebido apenas para o mercado europeu, o 508 reforça a estratégia da Peugeot de investir numa imagem de marca premium

• Dimensões: Lançado mundialmente em 2010, durante o Salão de Paris, o sedã estreou no Velho Continente no ano passado substituindo de uma só vez o 407 e 607. Ele mede 4,8 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos e possui porta-malas para 473 litros.

• Mais novidades: Em julho, chega o 308 CC, versão conversível do hatch médio. Depois, é a vez do 308 Turbo, equipado com o motor 1.6 THP. E em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, será a vez de o brasileiro conhecer o 208 (foto abaixo), compacto que será lançado no primeiro semestre de 2013, mas cuja produção em Porto Real (RJ) só será iniciada no fim do próximo ano.

9,2 segundos

é tempo que o 508 leva para ir de 0 a 100 km/h, segundo dados da Peugeot. A velocidade máxima chega a 220 km/h. O sedã tem garantia de três anos e as revisões periódicas até 30 mil km custarão R$ 980 fixos.

  • O console em black piano traz uma tela central com GPS integrado
  • O controle redondo que gerencia o sistema multimídia
  • A lanterna traseira ficou interessante com os leds que imitam as ganhas de leão
  • O head up display no pé do para-brisa projeta as informações essenciais ao motorista
  • Ar-condicionado independente também para quem vai atrás
  • O botão de partida e controle do head up fica do lado equerdo
  • Uma câmera no retrovisor para monitorar a luz alta do 508

Peugeot 508Um dos modelos mais modernos já desenvolvidos pela Peugeot chega ao Brasil. O sedã médio-grande 508, topo de linha da marca, começa a ser vendido esta semana com atributos para ser uma das estrelas do segmento, porém nas ruas pouco será visto. Pelo lote mensal reduzido – a previsão é de vender de 30 a 40 unidades sob encomenda –, ele deverá ser, na verdade, um coadjuvante de luxo.

O líder da categoria, o Hyun­­dai Azera, por exemplo, emplaca dez vezes mais por mês, e outros rivais, como VW Passat, BMW Série 3 e Audi A4, negociam pelo menos o dobro do volume estipulado para a novidade francesa. Isso considerando somente os concorrentes com valores próximos aos do 508, que custará R$ 119 mil (já com o IPI reduzido). A lista de rivais é maior, com Hyundai Sonata, Citroën C5, Honda Accord, Kia Optima e Ford Fusion custando bem menos.

Veja o clipe de apresentação do 508

Dirigir o 508 é desfrutar do que há de mais moderno oferecido no país para o mercado de sedãs na faixa até R$ 120 mil. O modelo traz o funcional head up display, uma lâmina translúcida localizada atrás do painel de instrumentos que permite ao motorista ter acesso às informações como velocidade, dados do piloto automático, indicações do sistema de navegação, entre outros, sem tirar o olho da pista. A tecnologia estreou no 3008, que também emprestou ao sedã o elogiado motor 1.6 turbo, de 165 cavalos.

Na hora de estacionar, o car­­ro conta com um mecanis­­mo que mede o tamanho da va­­­ga, informando se a manobra será fácil, difícil ou impossível.

A lista de comodidade inclui ainda bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado individual de quatro zonas, abertura das portas e partida sem a chave, teto solar elétrico, GPS, assistência ao arranque em rampa e freio elétrico de estacionamento, que automaticamente é liberado no momento da arrancada e travado quando o motor é desligado.

No quesito segurança, além dos obrigatórios airbags (são seis ao todo), ABS, controle de estabilidade e assistência à frenagem de urgência, há ainda uma câmera instalada no retrovisor interno responsável por garantir que seu farol alto não ofusque motoristas que vão à frente ou que vêm em sentido contrário.

Nova assinatura

O 508 inaugurou a nova assinatura global da Peugeot, com visual felino. A grade "bocão" e os faróis pretuberantes deram lugar a um farol afilado para a lateral e uma grade menor e cromada. Capô e laterais exibem vincos bem acentuados.

Apesar de francês, o sedã lembra bastante os modelos alemães. Os faróis de xenônio têm fachos direcionais e leds na função de luz diurna – propagada principalmente pela Audi. Na traseira, o led incorporado na lanterna possui uma interessante disposição que imita as garras de um leão, animal símbolo da Peugeot.

Da BMW veio a ideia do acio­­namento do sistema multimídia feito por meio de um controle redondo localizado no console – bem ao estilo iDrive. O requinte comum alemão está presente na arquitetura do acabamento interno, que mistura couro, black piano, aço escovado e partes emborrachadas de excelente qualidade.

É de esperar que o 508 agrade os clientes endinheirados que prezam por um carro bonito e completo. E se por um lado a oferta reduzida não o fará o protagonista do segmento, do outro certamente permitirá que seu proprietário desfile de maneira quase exclusiva.

O jornalista viajou a convite a Peugeot.

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