Os carros conversíveis são um sonho de consumo de muitos brasileiros. Mas nem o calor durante todo o ano em boa parte do país e os 7.491quilômetros de costa fizeram este tipo de veículo ter um grande mercado no Brasil. Estes modelos representam apenas 0,02% da frota circulante. E o preço alto é o principal obstáculo para o aumento do número de veículos sem capota. Hoje, são comercializados no país apenas veículos novos importados, com preços variando entre R$ 86,9 mil e R$ 1,5 milhão. Foi-se o tempo que as montadoras fabricavam modelos nacionais conversíveis. Quem não se lembra de carros como o Chevrolet Kadett GSi e o Ford XR3 conversíveis, sem falar na versão sem capota do antológico Puma.

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Apesar do preço salgado, quem tem um carro cabriolet não pensa duas vezes em afirmar que este tipo de modelo é apaixonante. "Quando estou dirigindo meu conversível sinto uma liberdade que nenhum carro com teto normal oferece. Há uma maior interação com o ambiente e até tenho mais prazer em dirigir", destaca o médico Eliseu Portugal, 44 anos, que em dezembro passado trocou sua Mercedes-Benz Classe C por um roadster SLK 200K. Ele afirma ainda que o design mais esportivo é outro ponto forte de um cabriolet.