Eis o tipo de automóvel que (quase) todo brasileiro almeja hoje em dia. A sentença vira verdade quando você soma a venda dos cinco SUVs/ crossovers compactos emplacados de janeiro a abril (59.613 unidades) e compara com todo o mercado de sedãs médios comercializados no período (41.933 unidades). A diferença belisca os 30% em favor dos utilitários.
Em virtude disso, cada novo desafiante neste mundo em ebulição que é o mercado de SUVs traz mais desempenho e economia de combustível, munidos de motores cada vez menores.
LEIA MAIS: Empresa paranaense começa a vender carros elétricos a preço de ‘popular’
Isso é especialmente verdadeiro no caso do Chevrolet Equinox 2018, que foi totalmente renovado nos Estados Unidos e chega ao mercado brasileiro no segmento semestre para substituir o Captiva– antes faz sua primeira aparição para o público sul-americano no Salão de Buenos Aires, a partir de 8 de junho.
A terceira geração traz uma nova plataforma desenvolvida pela Opel, que elimina 12 cm no comprimento e dezenas de quilos do peso em relação ao antecessor. Apesar do entre-eixos 13,2 cm menor, o espaço interno para os passageiros e bagagem permaneceu praticamente intacto.
Com menos peso para transportar, seu motor sobrealimentado de quatro cilindros não teve dificuldades em superar as médias de consumo do modelo anterior, chegando a mais de 12,5 km/l em percurso rodoviário.
A versão testada em solo americano foi a AWD Premier, com tração integral e embalada pelo motor 1.5 turbo, de 173 cv e 28 kgfm de torque. Trata-se da topo de linha, que poderá fazer parte do catálogo no Brasil.
LEIA MAIS: Fiat aposta no Argo para voltar a brigar pelo topo; veja preços e versões
Nos EUA a configuração começa em US$ 35.330 (cerca de R$ 112 mil), o que significa superar os R$ 150 mil quando desembarcar por aqui. É claro que as versões mais acessíveis do Equinox deverão girar, pelo menos, próximos a R$ 110 mil e R$ 120 mil para ser competitivo no segmento, que tem Jeep Compass, Hyundai ix35 e Kia Sportage.
O acabamento Premier é equipado com câmbio automático de seis marchas, faróis e lanternas em led, bancos de couro, aquecimento e ventilação nos bancos dianteiros, volante e assentos traseiros com aquecimento, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e partida remota.
O sistema OnStar inclui um roteador wi-fi 4G, enquanto o multimídia MyLink é controlado por uma tela de 8” e oferece bluetooth e espalhamento do celular via Apple CarPlay e Android Auto.
Nível alto de segurança
Os recursos de segurança são vastos. Destaque para o alertas de colisão frontal e de mudança involuntária de faixa; assistente de permanência na faixa; e frenagem autônoma em baixa velocidade, embora a controle de velocidade cruzeiro adaptativo não faça parte do pacote. Uma série elaborada de sensores e câmeras fornece alerta de pontos cegos, assistente de estacionamento, câmera de ré e câmera perimetral.
O pedal de freio do crossover é firme e fácil de modular quando você tenta frear de forma agressiva sem acionar o ABS. A segurança está falando mais alto ao volante agora.
Para ver o quanto este desempenho aprimorado em frenagens e em curvas beneficia o comportamento dinâmico do carro, demos ao Equinox a chance de mostrar seu talento na pista de teste. A primeira observação foi uma rodagem sutil o bastante para aliviar as imperfeições do asfalto, sem reverberações pela carroceria, que é bastante rígida.
Há resistência à rolagem suficiente para manter a cabine alinhada nas sequências de curvas em alta velocidade. A ativação do botão AWD reduz a probabilidade de destracionamento durante acelerações mais fortes, mas o acoplamento do eixo traseiro não afeta a dinâmica de modo perceptível suficiente para gerar algum incômodo.
A direção com assistência elétrica se mostrou bem. Em depressões, ondulações e irregularidades do asfalto o Equinox manteve sua trajetória sem a necessidade de correções para conseguirmos tangenciar as curvas.
Respostas mais demoradas
Notamos alguma comunicação no volante, mas como sempre, faltou um pouco de feedback. Contudo, o conjunto mecânico do Equinox só cumpre parte do acordo dinâmico. Bem que ele poderia ser mais rápido que os 8,9 s para ir de 0 a 100 km/h.
O Equinox fica para trás de rivais como o Hyundai New Tucson, que faz de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos. A culpa vem de uma transmissão preguiçosa que também vai mal nas retomadas. Reduzir marchas com rapidez é o seu ponto mais fraco.
Ele também é nitidamente mais ruidoso que alguns de seus rivais, como o Jeep Compass, por exemplo. Ao abusar do motor 1.5 para acompanhar o tráfego e curtir sua dinâmica nas estradas secundárias, conseguimos apenas uma média 9 km/l.
O amplo teto solar clareou todo o interior preto do carro, exceto o quarto traseiro, que ficou sombreado pelas grossas colunas C e D e pelas pequenas janelas escurecidas.
Molduras de metal polido, costura de bom gosto e uma infinidade de couro perfurado forneceu um ambiente luxuoso, afetado apenas por um pouco mais de plástico duro do que se espera em um crossover de R$ 150 mil.
Aventurando-se além da trivialidade de porta-copos, os designers de interiores providenciaram abrigos bastante úteis para chaves e smartphone, e também há seis portas USB, uma tomada de 120 Volts, e uma base de carregamento por indução para celulares e tablets.
Os bancos dianteiros são confortáveis, mas não tão firmes para segurar seu quadril quando a força G lateral é explorada com vontade. O assento elevado do banco traseiro é suficientemente largo para acomodar dois adultos ou três crianças.
Duas alavancas soltam o encosto e o assento para providenciar uma superfície plana e quase nivelada com o porta-malas. Também há espaço extra abaixo do fundo do porta-malas.
O Equinox tem sido um grande sucesso para a Chevrolet nos EUA, acumulando mais de 2 milhões de unidades vendidas desde 2004. No Brasil, ele encontrará um rival de peso: o Compass. Numa faixa de preço levemente abaixo, o Jeep tem conseguido resultado de vendas de gente grande. A briga será proporcional.
-
Está proibido questionar as autoridades?
-
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
-
Lula politiza o drama gaúcho e escala Paulo Pimenta para incomodar Eduardo Leite; acompanhe o Sem Rodeios
-
Lula anuncia voucher de R$ 5,1 mil para famílias desabrigas do RS e oficializa ministério da reconstrução
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS