Sensores, instalados no pára-choque, são ativados quando se engata a ré| Foto: Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo

Aliado na hora de manobrar

Proprietário de um novo Toyota Corolla, o desembargador aposentado Acácio Cambi, 72 anos, descobriu no sensor de obstáculo um bom aliado na hora de manobrar seu sedã, principalmente, na garagem de seu prédio. "Instalei o acessório quando comprei o carro em abril. Realmente, o sensor tem me ajudado muito, principalmente, a evitar encostar a lataria nas colunas quando estou estacionando", conta.

Nas poucas oportunidades que ele precisou manobrar o três volumes na rua, normalmente ele prefere deixar o veículo em estacionamentos, o dispositivo também acabou sendo muito eficiente. "Fui até o limite de distância indicado no monitor e não encostei no carro que estava atrás. Manobrando apenas com o auxílio visual eu não teria uma noção tão exata", finaliza Cambi.

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Mostrador com alerta visual ajuda a manobrar em vagas apertadas
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Quem já precisou estacionar numa vaga apertada sabe como seria bom ter uma ajudinha para evitar as temíveis encostadinhas numa coluna ou na lataria de um carro estacionado atrás ou à frente. E uma boa alternativa são os sensores de obstáculo, equipamentos oferecidos de série em alguns carros nacionais, mas normalmente opcionais na maioria dos automóveis compactos e médios produzidos por aqui. Também há opções no mercado de reposição.

O dispositivo, normalmente instalado na traseira (também pode ser colocado na frente), é acionado ao engatar a ré e emite um sinal sonoro quando o veículo se aproxima de algum obstáculo. Também há versões mais sofisticadas com mostradores visuais e que indicam que o automóvel está entre 30 cm e até 3 cm da frente ou da traseira de um outro carro.

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Entre as marcas nacionais, apenas a Volkswagen oferece o sensor de obstáculo como item de série de fábrica. Todas as versões do Golf são oferecidas com o dispositivo. Além disso, os modelos top de linha, Comfortline e Sportline, respectivamente, do Polo (hatch e sedã) e da SpaceFox já vêm com o equipamento. Opcionalmente, as versões de entrada destes de carros também podem receber de fábrica o item, mas neste caso a um custo extra de R$ 500, segundo Rose de Souza, do setor de acessórios da concessionária Servopa, em Curitiba. A Fiat é outra marca que oferece o dispositivo como opcional de linha de montagem, mas por enquanto apenas para o Punto, por R$ 1.056.

Como a maioria dos carros nacionais ainda não pode ter o sensor de obstáculo com item de fábrica, grande parte das concessionárias oferece o dispositivo como acessório. Na Super Fiat, na capital, o item é comercializado por R$ 290. Na Niponsul, revenda Honda, o equipamento é disponibilizado por R$ 650. Há opções ainda no mercado de reposição, que costuma oferecer esse item num preço mais atraente. Na Furuta Car Audio, por exemplo, o acessório sai por R$ 260 (R$ 450, se for atrás e na frente).

Garantia

Mas quem tem o carro ainda dentro do período de garantia deve ficar atento. De acordo com Marinez Pires, supervisora de Acessórios da Super Fiat, a instalação do equipamento fora de fábrica ou da rede autorizada pode comprometer a cobertura. Isso porque é preciso furar o pára-choque e fazer conexões elétricas. "Se houver algum problema na parte elétrica, por exemplo, por conta de uma colocação mal feita, poderá ocorrer perda de garantia", confirma Renato Sliva, gerente de Pó-venda da Niponsul.