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Mais potente e com mais torque, a Amarok supera facilmente terrenos irregulares | Divulgação/Volkswagen
Mais potente e com mais torque, a Amarok supera facilmente terrenos irregulares| Foto: Divulgação/Volkswagen

Na estrada

Desempenho em alto estilo

Durante o test drive entre as cidades de Guarulhos e Atibaia, em São Paulo, mesclando trechos de asfalto e terra, a picape da Volkswagen em sua versão top demonstrou que valeu a espera pelo seu câmbio automático de oito marchas. Além da grande vantagem em cima das concorrentes, todo o conjunto surpreende com trocas precisas, rápidas e sem trancos.

E ainda oferece, além do modo automático, as opções S (esportiva, mas sob comando do carro) e manual. Como a tração é permanente, a sua condução é facilitada em trechos de relativa dificuldade e a picape não nega valentia.

Já o seu interior é simples e como em todas picapes, os passageiros do banco traseiro não ficam confortáveis já que falta espaço para as pernas e o banco é baixo em relação ao assoalho.

Confira os preços da nova linha da Amarok

Cabine simples 4x2 • R$ 80.990

Cabine simples 4x4 • R$ 87.990

Cabine simples SE • R$ 95.490

Cabine dupla 4x2 • R$ 91.490

Cabine dupla 4x4 • R$ 95.490

Cabine dupla SE • R$ 102.990

Cabine dupla Trendline • R$ 114.490

Cabine dupla Highline • R$ 129.490

Cabine dupla Highline automática • R$ 135.990

  • Transmissão automática só está presente na versão Highline, top de linha da Amarok
  • O interior da picape é semelhante aos dos carros da Volkswagen

A Volkswagen está lançan­do a linha 2012 da picape Ama­­rok no Brasil e a maior novidade da gama é a versão equipada com câmbio automático, disponível somente na top de linha Highline cabine dupla. Nesta confi­­guração, a picape custa a partir de R$ 135.990. Ape­­­­sar de Amarok chegar às ruas depois das con­­correntes Chevrolet S10 e a Nissan Frontier, ela é a única a contar com caixa de oito marchas e tração integral permanente.

A picape vem de fábrica com airbag duplo, freios ABS com atuação diferenciada em trajeto off-road, bloqueio do diferencial, tração integral 4Motion, direção hi­­­­dráulica, ar-condicionado duas zonas, trio elétrico, CD player com tela sensível ao toque, bluetooth, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas e faróis de neblina. Opcionalmente, a versão pode receber navegador GPS, controle de estabilidade, além de assistente de frenagem em descida e de partida em subida. No primeiro caso, quando acionado, o auxílio dispensa a frenagem em descida, enquanto no segundo, o veículo permanece estático durante três segundos sem interferência no pedal do freio antes de se movimentar para trás.

Mais potência

Ainda no conjunto mecânico, outra novidade fica por conta do motor 2.0 TDI biturbo, que passou por atualizações para oferecer mais potência e força. São 180 cavalos e torque máximo de 42,8 kgfm. Com este conjunto, a picape é capaz de acelerar até os 100 km/h em 10,9 segundos e alcançar a velocidade máxima de 179 km/h, conforme a fabricante. Além disso, as versões equipadas com caixa manual passaram de 163 cv para 180 cv. Com essas mudanças, o resultado é que a família Amarok cresceu e a linha possui agora nove versões. O modelo de entrada ganhou como identificação a letra S e vem com motor de 122 cv. Essa configuração será oferecida nas carrocerias com cabine simples ou dupla, sendo o sistema de tra­­ção 4x2 e 4x4 selecionável com reduzida. A marca lembra que o utilitário deve ser abastecido somente com o diesel do tipo S-50, encontrado nos postos de serviço desde janeiro deste ano. Outra alteração é que a versão SE agora não está mais restrita aos frotistas.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen.

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