• Carregando...
A Prefeitura de Curitiba informou que a inadimplência baixa (13%) foi um dos principais fatores que influenciaram o aumento de arrecadação com o IPTU | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
A Prefeitura de Curitiba informou que a inadimplência baixa (13%) foi um dos principais fatores que influenciaram o aumento de arrecadação com o IPTU| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

O Salão do Automóvel de Paris começa neste sábado (29) e vai até 14 de outubro, reunindo 300 marcas de 20 países. O evento, um dos mais importantes do gênero no mundo e que ocorre a cada dois anos, intercalando com o Salão de Frankfurt, na Alemanha, mostrará nesta edição mais de 120 estreias, sendo 80 delas mundiais, 22 europeias e 30 francesas.

Antes de abrir as portas ao público, que deve passar de 1 milhão de pessoas, a feira teve os corredores do Paris Expo Porte de Versailles tomados pela imprensa especializada nesta quinta-feira (27). A Gazeta do Povo está presente no salão e traz um pequeno aperitivo das novidades que estão expostas por nove pavilhões.

A cobertura completa, com os principais lançamentos e os modelos com passaporte carimbado para o mercado brasileiro, você confere nas páginas das próximas edições do caderno Automóveis, Motos & Cia.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

Veja imagens do salão

Destaques em Paris

Volkswagen Golf VIIModelo mais vendido atualmente na Europa, o Golf está na sétima geração e apresenta algumas de suas derivações em Paris. Uma delas é a GTI, variante mais arrojada do hatch médio da VW. Ainda como conceito, o modelo segue a receita dos apliques visuais mais esportivos, como detalhes em vermelho na carroceria e rodas exclusivas. A versão definitiva do GTi começará ser vendida na Europa no primeiro trimestre de 2013 e chegará ao Brasil no fim do mesmo ano.

Renault SanderoEntre as novidades que poderão chegar ao mercado brasileiro estão o Sandero e o Logan. Ambos levam o emblema da romena Dacia, parceira da Renault na Europa. Eles surgem com um novo visual e um motor mais moderno e econômico. Porém, ainda não têm data marcada para desembarcar em solo brasileiro. Fala-se em 2015, mas pode ser antecipado caso o Logan perca espaço no concorrido mercado de sedãs compactos. Na foto acima, o novo Sandero e sua versão Stepway (à dir.)

Renault ClioA quarta geração do Clio é a principal atração da Renault no salão. O renovado hatch ainda está longe do Brasil, onde é vendida a segunda geração e passará por uma reestilização. A novidade possui grandes mudanças no design e na motorização, que ganhou cinco novas opções. A primeira delas é um 1.0 l turbo a gasolina, com 74 cv e consumo de 23 km/l. Há também o 1.5 l a diesel de 90 cv, com consumo de 31 km/h, além de um 1.2 l turbo, com 120 cv.

Fiat PandaA estrela da Fiat em Paris é a família Panda. A nova linha – leia-se terceira geração – inclui os modelos 4x4 (com tração integral), Trekking (foto) e Natural Power, com motor TwinAir turbo a gás natural, que gera 80cv e emite apenas 86g/km de CO2. Além dessas novidades, a marca italiana mostra o 500L e as novas versões do 500 normal (Street e Gucci), o Freemont Park Avenue e o motor 2.4 a gasolina, de 170cv.

Porsche 911 Carrera 4O modelo faz sua estreia mundial. Com sistema de tração integral ativa, é oferecido nas carrocerias cupê e cabriolet, equipados com câmbio manual de sete marchas, mas que pode ser trocado pelo PDK de dupla embreagem. O Carrera 4 vem equipado com motor 3.8 boxter de 354 cv, enquanto que o propulsor do 4S chega aos 405 cv. Os preços na Alemanha começam em 97.557 euros (R$ 247.570) no 911 Carrera 4 Coupé e atigem 125.046 euros (R$ 317.329) na versão Cabriolet do 4S.

Nissan Pivo 3O protótipo elétrico japonês é um supercompacto de 3 lugares e menos de 3 metros de comprimento, equipado com 3 pneus traseiros estreitos e motores integrados às rodas. A posição de dirigir é central, assim o motorista fica ligeiramente à frente dos passageiros. Ele possui ainda um sistema de estacionamento automatizado, que localiza a vaga e realiza as manobras sem interferência do motorista. Por meio de conexão com smartphone, o carro será capaz de ir ao encontro do condutor.

Fiat 500LA Fiat expõe em Paris o 500L, versão com quatro portas, entre-eixos mais longo e outras características distintas do compacto Cinquecento. O carro tem três opções de motor, duas a gasolina (0.9 l e 1.4 l) e uma a diesel (1.3 l), e é 18,5 centímetros mais longo que o Idea, mas com altura e largura semelhantes a esse monovolume, o que significa uma bom espaço para cinco pessoas e bagagem. O 500L (de Large, grande em inglês) tem elementos retrôs. Concorrerá com o Mini Countryman e deve substituir o Idea europeu.

Kia Pro Cee’dO destaque da Kia é o Pro Cee’d 2013, que faz sua estreia mundial em Paris. A modelo é o terceiro integrante da segunda geração do Cee’d, que conta também com as versões hatch e esportiva. O carro é esperado nas concessionárias da Europa no primeiro semestre de 2013. O design do Pro Cee’d ganhou linhas mais esportivas, principalmente pelo desenho do teto. Os frisos cromados entre a grade e os faróis também ajudam a dar um visual mais jovem ao modelo.

Rolls-Royce Art-decóA Rolls-Royce levou todo seu glamour e requinte à mostra francesa. A marca buscou inspiração no Art-déco, um movimento estético dos anos 20, para adotar em seus modelos e apresenta três modelos personalizados. Ghost, Phantom e Phantom Drop Head Coupé trazem novos tons de cores, acabamento em madeira e metal de primeiríssima linha e visual com detalhes abusando de formas geométricas e decoração fina.

Citroën Número 9A Citroën apresenta o futuro da linha premium DS representada pelo conceito Numero 9 Concept. É um carro grande, um pouco maior que o C6, calçado com rodas de 21″. Híbrido, possui motor a combustão 1.6 THP de 228 cv e 28,0 Kgf/m, associado a um bloco elétrico localizado na parte traseira que desenvolve 52 kW (70 cv) e 20,3 Kgf/m. O Numero 9 atinge velocidade máxima de 244 km/h. No consumo combinado, a Citroen promete impressionantes 58,8 Km/l.

Porsche Panamera Sport TurismoA versão é uma clara resposta ao Mercedes-Benz CLS Shooting Brake, modelo que inaugurou o estilo "station-wagon cupê". Segundo a Porsche, a novidade é impulsionada pelo que a marca denomina e-hybrid, uma evolução do conjunto de motores a combustão e elétrico usada no Panamera S Hybrid e no Cayenne S Hybrid. O motor elétrico conta com 95 cv, enquanto o 3.0 V6 sobrealimentado acrescenta 333 cv na conta. A potência total do conjunto é de 416 cv.

Mercedes SLS AMG Coupé Eletric DriveÉ anunciado pela marca como o supercarro elétrico mais potente do mundo. Com um motor instalado em cada roda e atuando de forma sincronizada, o modelo seria capaz de gerar potência de 750 cv e torque de 102 kgfm e de ir de 0 a 100 km/h em 3,9 s. A versão apresentada no salão chama atenção pela pintura metalizada. A venda no mercado alemão começa em julho de 2013 com preços a partir de 416.500 euros (perto de R$ 1 milhão).

Ferrari F12 BerlinettaO F12 Berlinetta é o carro de rua mais potente e de alta performance já produzido pela Ferrari. É equipada com motor V12 de 6.2 litros, naturalmente aspirado, que produz nada menos que 730 cv. Apesar de seus 1.525 kg de peso, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,1s. Para chegar aos 200 km/h, ele precisa de 8,5s. Na Itália, o supercarro custa 274 mil euros (cerca de R$ 715 mil) em sua versão básica. Com todos os opcionais, o valor chegaria a 370 mil euros (R$ 965 mil).

Peugeot Onyx ConceptDesenvolvido com interior feito em jornal e carroceria fabricada com cobre, o veículo apresenta linhas futuristas que mostram como a Peugeot desenvolverá seus novos modelos. O carro apresenta motorização 3.7, V8 (diesel), com 600 cv. Fora isso, há tração traseira e uma bateria que funciona com íon-lítio alimentando um elétrico de 80 cv. Quando acionado apenas o motor elétrico, o Onyx pode chegar até 150 km/h e andar até 50 km com o impulso exclusivamente elétrico.

BMW Active TourerO conceito é mostrado pela primeira vez ao público. Com linhas e formato de um monovolume e itens de luxo, o crossover dá atenção especial ao conforto, espaço interno e performance, mesmo entrando em uma categoria de compactos. O carro tem espalhados pelo interior linhas de iluminação laranja ou azul em LED para dar um visual mais futurístico. Possui computador de bordo e GPS embutidos, os controles no volante e do sistema iDrive tem botões sensíveis ao toque e o teto panorâmico é todo feito em vidro. Híbrido, o Tourer leva motor 1.5 turbo de três cilindros e outro elétrico responsável pela tração da parte traseira. O sistema completo tem 190 cv.

Audi Crosslane CoupéA Audi levou a Paris o Crosslane Coupé Concept, que adianta o design da futura geração do Q2 e dos próximos lançamentos da linha Q. O modelo é híbrido plug-in e possui um propulsor 1.5 TSI de 3 cilindros e dois motores elétricos. Os motores combinados geram 177 cv, permitindo ao veículo que acelere de 0 a 100 km/h em 8s6 com velocidade máxima de 182 km/h. O segundo motor elétrico pode conduzir o veículo até 55 km/h, a partir daí o 1.5 TSI trabalha em conjunto até 130 km/h quando assume a tração prioritariamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]