• Carregando...
Com preços entre R$ 156 mil e R$ 168 mil, o A5 possui duas versões recheadas de tecnologia e de itens de conforto | Divulgação/Audi
Com preços entre R$ 156 mil e R$ 168 mil, o A5 possui duas versões recheadas de tecnologia e de itens de conforto| Foto: Divulgação/Audi

Ao volante

Perda de potência é imperceptível para o motorista

Uma redução de 10 cavalos de potência é quase imperceptível para o motorista que procura por um carro luxuoso e com pegada esportiva. Mas a queda acima de 20% no consumo de combustível e a menor emissão de poluentes fazem toda a diferença em tempos de aumento do preço da gasolina e de maior consciência ambiental.

Sendo assim, os modelos A4 e A5 da Audi dão um passo à frente na mecânica do motor sem mexer no design e nos itens de série. Ambos são ágeis e alcançam em pouquíssimo tempo altas velocidades na estrada. O carro é macio, estável e muito confortável de se dirigir, embora o ronco do motor invada um pouco a cabine do motorista quando acionado o modo esportivo dos dois modelos. O câmbio automático de oito velocidades responde bem ao se pisar no acelerador e o uso das aletas atrás do volante oferece uma diversão a mais para o condutor.

O sistema de som da Audi é potente e os graves são intensos. Já a central de entretenimento é quase completa, não fosse a falta de uma tela sensível ao toque, principalmente no A5, cuja localização das teclas, no painel central em vez do console, torna mais ‘difícil’ de se encontrar os comandos do que no sedã. Mas, há de se admitir que essa é mais uma questão de preferência, que não interfere na qualidade do sistema. No A5, destaca-se ainda o espaço interno para os passageiros, que é visivelmente mais amplo que o do A4.

R$ 10 mil é a média de aumento de preços das diferentes versões da linha 2015 do Audi A4 Sedan e A5 Sportback. Os valores vão de R$ 139 mil a R$ 153 mil para o primeiro modelo e de R$ 156 mil a R$ 168 mil para o segundo.

  • Com novo propulsor, o A4 Sedan manteve o mesmo visual da linha anterior. O mesmo ocorre com o 'irmão maior'

A Audi priorizou a eficiência para reduzir o consumo e a emissão de poluentes dos modelos A4 Sedan e A5 Sportback, que chegaram nesta semana ao Brasil. Os motores de 2 litros das versões anteriores, que desenvolviam 180 cavalos e 32,63 kgfm, foram substituídos por um conjunto 1.8 turbo de 170 cv com o mesmo torque. De acordo com a fabricante, os propulsores são 10% mais leves e garantem uma economia de 21% de combustível. Já o câmbio CVT de oito velocidades foi mantido. No visual, a empresa segue a máxima de que em time que se ganha, não se mexe, mantendo a mesma aparência.

Em média, os preços das versões oferecidas no país tiveram um acréscimo de cerca de R$ 10 mil em relação aos valores cobrados para a linha anterior. O A4 Sedan Attraction, modelo de entrada, sai por R$ 138.990; o Ambiente por R$ 147.990; e o Avant Ambiente, topo da gama, por R$ 152.990. Já o sedã 'alongado' e com traseira cupê custa R$ 155.990 na configuração Attraction, de entrada, e R$ 167.990 na Ambiente, a top de linha.

Uma das principais diferenças da nova geração do motor da Audi é o sistema combinado de injeção direta (FSI) e indireta (MPI) de gasolina. Segundo a fabricante, o primeiro sistema é usado quando o bloco exige mais combustível para o seu funcionamento, como na hora da partida e em situações que demandam mais força do veículo. Já o MPI é acionado em casos de solicitação parcial, ou seja, quando o carro exige menos gasolina, o que contribui para a economia no abastecimento.

Além disso, o motor é 3,5 kg mais leve, devido ao uso de peças feitas de componentes como o alumínio. Nos cálculos da Audi, essa eficiência se reflete em uma economia média de 17,24 km/l para o A4 e de 16,95 km/l para o A5. Ambos possuem o sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado. O tempo de aceleração de zero a 100 km/h é de 8,3 segundos para o sedã, que chega até os 225 km/h, e de 8,4 s para o modelo com traseira de cupê, que tem velocidade máxima limitada a 220 km/h.

De fábrica, os dois lançamentos têm novos volantes multifuncionais e esportivos, com base achatada, e freio de estacionamento elétrico. O A4 Attraction possui volante e bancos com acabamento em couro; assento do motorista com ajuste elétrico e de lombar; e o retrovisor interno com função antiofuscante automático. Ele tem ainda computador de bordo, sistema multimídia com entradas para cartão SD, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, faróis bixenônio, luzes diurnas de led e rodas de liga leve exclusivas de 17". A versão Ambiente é acrescida pelo ajuste elétrico nos bancos dianteiros, teto solar e rodas de alumínio aro 18.

O A5 possui os mesmos itens do 'irmão menor', mais vidros e para-brisa com isolante térmico, lanternas traseiras em led e rodas de alumínio de 17 polegadas na configuração Attraction. Já a Ambiente agrega a central de entretenimento Audi Connect, com conexão wi-fi para aparelhos eletrônicos e um HD interno de 20 GB.

* O jornalista viajou a convite da Audi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]