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A nova geração segue o padrão visual dos demais Audis.  A carroceria em  alumínio fundido deixa o carro 40% mais leve do que uma estrutura equivalente em aço | Fotos: Divulgação/Audi
A nova geração segue o padrão visual dos demais Audis. A carroceria em alumínio fundido deixa o carro 40% mais leve do que uma estrutura equivalente em aço| Foto: Fotos: Divulgação/Audi

Acaba de desembarcar no Brasil a terceira geração do Audi A8. A novidade vai integrar o seleto grupo de sedans grandes das chamadas marcas premium, ao lado de Mercedes-Benz Classe S e BMW Serie 7. Neste segmento chamam a atenção o luxo e a parafernália tecnológica, além do preço elitizado: R$ 550 mil, valor que será praticado pela Audi Munich, de Curitiba, assim que modelo estiver disponível, em novembro.

O A8 é o mais requintado e caro três volumes da montadora alemã, por isso é possível encontrar nele tudo que a marca das argolas sabe fazer de melhor. A começar pela tec­­nologia Audi Space Frame, aperfeiçoada neste novo projeto. A carroceria é composta de alumínio fundido, cerca de 40% mais leve do que uma estrutura equivalente em aço. Isso resultou em um peso de 1.835 kg, o que chega a ser "le­­ve" para um sedan de dimensões superlativas – 5,13 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 2,99 m de entre-eixos. O Ford Fu­­sion, por exemplo, o maior dos se­­dãs médios vendidos no país, tem 4,83 m de um para-choque ao ou­­tro e 2,73 m de entre-eixos.

No pacote de segurança, o modelo ganhou o controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go. O dispositivo atua junto com o piloto automático e monitora o trânsito próximo do carro. Caso o veículo à frente diminua a velocidade, o sistema freia automaticamente o A8 até pará-lo, se necessário. O diferencial é que se o automóvel à frente aumentar a velocidade ou sair da inércia, o controle cruzeiro volta a acelerar o carro sozinho.

Há ainda os tradicionais controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, oito air bags e sensores de obstáculos com câmera integrada a ré.

Durante à noite a modernidade de A8 salta aos olhos. Entre o velocímetro e o contagiros está localizada uma tela de sete polegadas que mostra, além das informações do computador de bordo, as imagens captadas pelo assistente de visão noturna (Night View). O equipamento opcional, disponível também nos rivais Classe S e Série 7, faz sua estreia no Audi. Ele mostra objetos que os farois não conseguem iluminar e ainda pode detectar se existe um pedestre ou animal na beira da pista ou até atravessando. A identificação é feita pelo calor num raio de até 300 metros à frente. Numa situação de neblina, por exemplo, ele é muito útil e pode evitar possíveis colisões. E faz uma ótima dobradinha com o alerta de mudança de faixa.

Outro destaque é o sistema de gerenciamento de funções, batizado com a sigla MMI, de "Multi Media Interface". Localizado no console, o mecanismo funciona por meio de botão giratório e teclas seletoras e por ele se ajustam desde os sistemas de som e vídeo até a intensidade da iluminação interna. As informações são mostradas em uma tela de 7 polegadas no alto do console.

O MMI inclui uma inovação pioneira da fabricante alemã: combinado com o sistema de navegação há um touchpad opcional – tela sensível ao toque, semelhante às de palm tops. Através do toque, o condutor pode controlar muitas funções de forma intuitiva. Por exemplo: o destino de navegação ou um número de telefone podem ser inseridos desenhando as letras no painel de controle.

Num carro desse porte, são indispensáveis os mimos para quem dirige e viaja como passageiro. Os assentos do novo A8 contam com cinco tipos de massagem e sistema de ventilação e aquecimento. O ar-condicionado digital possibilita ajustes individuais. O espaço traseiro permite que os encostos dos bancos sejam bem inclinados eletronicamente como poltronas da primeira classe de um avião. A intenção é tornar a viagem a mais relaxante possível. Dá até para cruzar as pernas.

Diante de todo esse aparato para agradar o usuário, a unidade de força acaba virando a "cereja do bolo". O bloco V8 4.2 FSI, com injeção direta e comando variável de válvulas, ganhou 22 cavalos e agora alcança 375 cv e 48 kgfm de torque. O propulsor trabalha com a caixa automática Tiptronic de oito velocidades e oferece tração permanente Quattro. Há opção da troca de marchas pelas borboletas atrás do volante.

O carro faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima. Se a estrada for boa, ninguém na cabine percebe a rapidez do sedan, graças ao conforto da suspensão e dos amortecedores pneumáticos. A suspensão a ar pode ser regulada em diferentes estágios de altura.

As linhas do A8 seguem o desenho padrão dos outros Audi. A grade tipo bocão separa os faróis em forma de asa com elementos em leds – os fachos são direcionais e a luz alta adaptativa ao tráfego. A linha de cintura é plana e a carroceria ostenta saliências que deixam o A8 mais robusto. A traseira tem lanternas horizontalizadas com o corte da tampa do porta-malas bastante inclinada. Para complementar, há adereços "hi-tecs" que buscam fazer a diferença neste seleto nicho de mercado.

O jornalista viajou a convite da Audi do Brasil

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