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O A5 Sportback tem o maior entre-eixos de um Audi: incríveis 2,81 metros, que possibilitam um bom espaço interno. Os faróis de xenônio vêm sublinhados por LEDs | Divulgação/Audi
O A5 Sportback tem o maior entre-eixos de um Audi: incríveis 2,81 metros, que possibilitam um bom espaço interno. Os faróis de xenônio vêm sublinhados por LEDs| Foto: Divulgação/Audi
  • O terceiro volume traz a tampa traseira com abertura igual a de um hatch ou station: a janela vai junto
  • Painel da Audi usa elementos circulares, iluminação branca e tela do computador de bordo vermelha
  • Veja a ficha técnica do Audi A5 Sportback

Desde que a Mercedes-Benz, com o CLS, em 2004, ressuscitou a fórmula de transformar grandes e tradicionais sedãs em agressivos cupês, mantendo as quatros portas, volta e meia surgem no mercado projetos inovadores que agradam em cheio quem curte o mix esportividade com elegância. Na esteira do CLS vieram Porsche Panamera, BMW CS, Rapide As­­ton Martin e VW Pas­­sat CC. Agora é a vez da Audi lançar seu "cupê de quatro portas", o A5 Sportback.

A novidade promete versatilidade para uso familiar. Para tanto, reúne "o melhor de três mundos" – como "vendeu"a marca du­­­rante o lançamento do carro na semana passada. Em outras palavras, é um veículo que oferece apa­­­rência de cupê, conforto de se­­dã e praticidade de station wagon.

Derivado do cupê A5, ele possui um bom espaço interno e ótima ca­­pacidade de carga (são 480 litros ou 980 litros com o bancos rebatidos). A razão está no generoso en­­tre-eixos de 2,81 metros, o maior da Audi. Motorista e passageiro ficam bem acomodados nos bancos esportivos com regulagem elé­­trica e revestimento em couro (preto ou cinza claro). Atrás há espaço de sobra para pernas e ombros, mas a cabeça de um ocupante com mais de 1,80 m quase encosta no forro devido à queda acentuada do teto na coluna C.

Chama a atenção a quantidade de LEDs espalhados pelo carro. Eles funcionam como luzes diurnas dos faróis e indicadores de di­­reção dos espelhos externos. Há também nas lanternas traseiras e no break light. Apesar da quantidade, as luzes são discretas e de bom gosto quando acesas, além disso acentuam o visual esportivo, juntamente com as portas sem moldura e as rodas 18".

O motor 2.0 TFSI turbo de 214 cv, emprestado do A4, é mais calmo que o 3.2 V6 de 269 cv do A5 cupê, mas nem por isso deixa a desejar nas arrancadas. Basta pisar fundo que os 37,5 kgfm de torque (força) se encarregam de levar o Sportback da inércia aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos. A velocidade máxima chega a 234 km/h.

O câmbio Multitronic, de re­­lações infinitas e mecanismo CVT (transmissão continuamente variável), proporciona mudanças sem solavancos e também permite a troca de marchas por meio de hastes atrás do volante.

O modelo traz ainda um dispositivo semelhante aos KERS utilizados na Fórmula 1. Neste caso, o alternador transforma a energia da frenagem em eletricidade que é armazenada pela ba­­teria e devolvida no momento da aceleração, o que reduz a carga do alternador e ajuda no consumo de combustível. De acordo com a marca, o A5 faz 10,5 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada.

O pacote tecnológico do Sport­­back veio do A6, como os sensores de posição nos bancos que regulam a atuação dos air bags e dos cintos e o monitor de 6,5". Outros itens são computador de bordo, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento dian­­teiro e traseiro, faróis de xenônio (com lavador), sensor de luz e chuva, retrovisor eletrocrômico, entre outros. Como opcional são oferecidos sistema de som de alta performance e ro­­das de 19", encarecendo o carro em R$ 10 mil.

O conforto "de sedã" na cabine é garantido pelas suspensões independentes nas quatro rodas. O sistema eletrônico de estabilidade (ESP) conta com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dian­­teiro, que promove pequenas frenagens das rodas para controlar o veículo em curvas mais rápidas. O resultado é mais agilidade e rapidez aos comandos do volante.

Com preço sugerido de R$ 189 mil, o "cupê quatro portas" da Audi fica posicionado entre o Pas­­sat CC, que parte de R$ 174 mil, e o CLS da Mercedes-Benz, que custa R$ 319 mil. O BMW 120i, outro rival segundo a Audi, sai por R$ 175 mil.

O sedã A8 e o RS5, modelo mais apimentado da linha 5, serão os próximos a desembarcar no Brasil. Ambos estarão no Salão do Automóvel de São Paulo, em ou­­tubro, assim como A1, compacto premium da marca que estreará por aqui no primeiro trimestre de 2011.

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O jornalista viajou a convite da Audi.

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