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O A3 Sport de série (à esq), que custa R$ 110 mil, ganhou componentes de competição para brilhar na mais nova categoria do automobilismo nacional | Fotos: Divulgação/Cláudio Larangeira
O A3 Sport de série (à esq), que custa R$ 110 mil, ganhou componentes de competição para brilhar na mais nova categoria do automobilismo nacional| Foto: Fotos: Divulgação/Cláudio Larangeira

Investimentos

Categoria é a mais em conta do país

Diferentemente de outras categorias Turismo disputadas no país, o DTCC Audi reúne tecnologia de ponta com baixo investimento. "A categoria apresenta a melhor relação custo-benefício do automobilismo nacional. O custo da temporada ficará em R$ 178 mil por carro, incluindo o aluguel do A3. É mais barato, por exemplo, do que na extinta Copa Renault Clio (R$ 200 mil)", diz Dennis Rolim, organizar do DTCC. Para efeito de comparação, um Clio de passeio custa a partir de R$ 26.150. Já o preço do Audi A3 Sport começa em R$ 110 mil. O gasto com pneus (perto de R$ 30 mil) e acidentes está à parte deste valor. Rolim lembra que o custo anual por carro na GT3, que envolve superesportivos, como Ferrari, Lamborghini e Dodge Viper, é de R$ 800 mil, enquanto que na Stock Car pode chegar a R$ 4 milhões.

As peças que mais sofrem impacto, como portas, para-lamas, para-choques e capô foram substituídos por peças de fibra de vidro para diminuir as despesas. No plano de negócios que a categoria tem com a Audi, a idéia é que ocorra a evolução dos modelos conforme a categoria for se estabelecendo e amadurecendo ao longo dos anos.

  • Além do câmbio, de original no interiorsó restou o painel e os instrumentos de medição
  • O motor foi preparado para variar de 200 cv a 290 cv, sem grande alterações

A Audi prevê dobrar as vendas no mercado brasileiro em 2011, o que representaria um volume de 6,5 mil unidades. E uma das ações para concretizar tal projeção é o surgimento da Audi DTCC (Driver Touring Car Cup), a mais nova categoria do automobilismo nacional, que terá nas pistas o A3 Sport de rua adaptado para a competição. A disputa tem por objetivo dar maior visibilidade ao DNA esportivo da marca e, as­­sim, atrair potenciais compradores apaixonados por velocidade. É a primeira vez que a empresa das quatro argolas chancela um campeonato monomarca no mundo.

O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, foi escolhido para abrir a temporada de estreia da modalidade. A prova, realizada no sistema de rodada dupla, ocorreu ontem (sábado). Apenas clientes da Audi e convidados puderam assistir ao desempenho do hatch de duas portas a mais de 200 km/h. As duas primeiras das seis etapas do ano são experimentais, por isso não abertas ao público.

O A3 Sport 2.0 turbo de 200 cv foi bastante modificado para che­­gar as pistas. As alterações ficaram a cargo da MC Tubarão, empresa gaúcha com vasta experiência em automobilismos de competição. A performance do carro, que já era instigante – faz de 0 a 100 km/h em ape­­nas 7 segundos, com 238 km/h de velocidade máxima –, foi melhorado com a diminuição de peso, que está com 1.040 kg (contra 1.369 kg da versão original). Os vidros laterais e traseiros foram substituídos por acetato para deixar o veículo mais leve.

A injeção eletrônica e pressão do turbo também foram retrabalhadas, o que abriu uma margem para que seja possível aumentar a potência do veículo. "O carro iniciará a temporada desenvolvendo 200 cv, mas poderá chegar aos 290 cv sem necessitar de alterações mecânicas representativas", diz Dennis Rolim, organizador do DTCC. Amortecedores, molas, bancos, cintos e volante também seguiram a linha de com­­petição. Os pneus com aro 18 são do tipo slick (liso), da Pirelli. Já o câmbio manual de seis marchas e o intercooler do modelo de rua foram mantidos.

A cabine ganhou um santantônio – estrutura de aço que ga­­rante a integridade do habitáculo em caso de eventuais acidentes – e foram eliminados todos os itens de conforto: sobrou apenas o painel e instrumentos de medição. A preparação é co­­mum a todos os carros do grid. "A única peça na qual os pilotos po­­derão mexer é o aerofólio traseiro, que pode receber diferentes inclinações", explica Rolim.

O A3 foi escolhido por ser uma categoria inicial, para pilotos que estão começando no automobilismo. Mas no próximo ano o modelo deverá integrar a categoria light (uma espécie de divisão de acesso) para abrir espaço ao es­­por­­tivo RS3, com propulsor de 2.5 litros e 335 cv – o mesmo que equipa o Audi TT-RS. O hatch médio chega ao mercado brasileiro em outubro deste ano. "No acordo que fizemos com a Audi está previsto que daqui cinco anos o mo­­delo que correrá a DTCC será o R8 (cupê superesportivo V10 com mais de 500 cv, baseado no Audi Le Mans)", revela o organizador.

O autódromo de Pinhais receberá mais uma etapa do Audi DTCC, no dia 18 de setembro. O Velopark (RS) também fará dobradinha – 19 de junho e 9 de outubro. As de­­mais pistas serão Campo Gran­­de (MS), 24 de julho, e Interlagos (SP), 28 de agosto.

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