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O scooter oferece máxima proteção ao piloto, que fica em uma célula de segurança feita com tubos de aço | Fotos: Divulgação/BMW
O scooter oferece máxima proteção ao piloto, que fica em uma célula de segurança feita com tubos de aço| Foto: Fotos: Divulgação/BMW

Muitos países estão se conscientizado de que os veículos de duas rodas serão os grandes responsáveis pela melhora do fluxo do tráfego nos grandes centros urbanos. Aliados à mobilidade, a questão ambiental e a segurança do motociclista também têm sido amplamente discutidos, principalmente na Europa. Para reduzir o número de acidente, que na sua grande maioria ocorre em perímetro urbano, e diminuir os impactos ao meio ambiente, a BMW desenvolveu o C1-E.

Baseado no scooter C1, que foi fabricado entre 2001 e 2002, o protótipo oferece ao piloto um elevado nível de segurança ativa e passiva, além de ser impulsionado por um motor elétrico. Neste conceito, o propulsor elétrico foi projetado para uso estritamente urbano e utiliza componentes fabricados pela Vectrix, marca especializada em scooters elétricos de grande porte. O motor obtém sua energia de uma bateria de íon-lítio, que lhe garante boa autonomia. Assim, o C1-E tem força suficiente para rodar com desenvoltura por ruas e avenidas. Como alternativa, o projeto do scooter BMW também pode ser equipado com motores de combustão interno com baixo nível de emissão.Segurança e design

Os itens de segurança utilizados no C1-E foram aperfeiçoados do antigo BMW C1. O scooter oferece má­­xima proteção ao piloto, que fica em uma célula de segurança – tradicional "gaiola" feita de tubos de aço. Outro diferencial é que na parte dianteira deste protótipo há um sistema de absorção de impacto.

Sentado de forma confortável e ergonômica, o piloto usa um cinto de quatro pontas, que conta também com cinta abdominal. Tal era a segurança oferecida pelo C1 que em muitos países eu­­ ropeus o uso do capacete não era obrigatório.

Visualmente o scooter C1-E tem o mesmo DNA das motos de grande porte BMW, num mix entre R 1200 GS, K 1300 GT e K 1300 S. Aliado ao design atual, um baixo centro de gravidade, que privilegia uma pilotagem mais segura.

Outro detalhe que faz do C1-E um veículo ideal para uso urbano é sua carenagem com para-brisa e cobertura que protegem o piloto do vento e da chuva. Além disso, atrás do banco há espaço para transportar pequenos objetos. A BMW não pretende produzir o C1-E em série. Entretanto, a marca alemã sempre foi sinônimo de pioneirismo e avanços tecnológicos. Quem sabe, o projeto de veículo elétrico ganhe força dentro da montadora e, em breve, possamos ver o scooter pelas ruas e avenidas dos principais centros urbanos, como Munique (ALE), Roma (ITA) Nova Iorque (EUA), Paris (FRA), Barcelona (ESP), Londres (ING) e, porque não, São Paulo.

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