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A motocicleta roda tanto na cidade quanto nas estradas com desenvoltura | Fotos: Divulgação/BMW
A motocicleta roda tanto na cidade quanto nas estradas com desenvoltura| Foto: Fotos: Divulgação/BMW
  • A BMW lançou a F800 R mundialmente no ano passado
  • A BMW lançou a F800 R mundialmente no ano passado

A BMW do Brasil iniciou no país a comercialização da motocicleta F800 R, uma naked lançada mundialmente no ano passado. Na Star News, concessionária autorizada de Curitiba, a ver­­são Stand custa R$ 46 mil, en­­quanto a top de linha é oferecida por R$ 52 mil.

O estilo da F800 R é marcante, mesmo sem os artifícios visuais proporcionados por uma carenagem integral. A falta de roupa deixa o motor pintado em preto à mostra, conferindo agressividade ao modelo. Por outro lado, os dois faróis dianteiros, de formato assimétrico, e a estranha pequena carenagem cobrindo o painel parecem não casar com o conjunto. Já a parte traseira é mais convencional, com escape de saída lateral. Na parte técnica, porém, o piloto tem à sua disposição o vigor do motor de 798 cm³, equipado com injeção eletrônica de combustível, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida.

O painel pode vir equipado com computador de bordo, além das informações de praxe. O guidão conta com amortecedor de direção e a chave com sistema antifurto. Como opcional, a marca oferece bolsas para viagens e escape Akrapovic, que melhora a performance. A pilotagem tem uma ergonomia mais relaxada, com posição mais natural, sem os contorcionismos exigidos pe­­los modelos esportivos. Com is­­so, o modelo roda tanto na cidade quanto nas estradas com de­­senvoltura. Nas curvas, os aros de liga leve, de 17 polegadas, e pneus esportivos facilitam as manobras.

O quadro em tubos de aço é o mesmo que equipa a F800 S e tem o motor como parte inte­gran­te. A transmissão final, po­­rém, é por corrente, diferentemente da F800 S, que é por correia. A suspensão dianteira telescópica tem tubos de 43 mm de diâmetro e 125 mm de curso. A sus­­pensão traseira é do tipo mo­­no, também com 125 mm de curso. O freio dianteiro tem dois dis­­cos de 320 mm, com pinças Brem­­­­bo de quatro pistões e sistema ABS opcional. O traseiro tem disco simples de 265 mm.

Motor

O propulsor, inclinado em 30 graus, gera 87cv a 8.000 rpm e torque de 8,7 kgfm a 6.000 rpm, ca­­paz de acelerar até 100 km/h em menos de quatro segundos, beirando os 200 km/h de velocidade final. Só assim para justificar a extravagante minicarenagem. É que, em velocidades mais elevadas, a aerodinâmica faz muita diferença, proporcionando mais conforto em percursos longos. Nessa área, a montadora alemã conta com um grande arsenal de recursos. O banco tem regulagem de altura entre 775 mm e 825 mm. Os punhos também podem ser aquecidos eletricamente, para dias de in­­verno rigoroso.

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