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A BMW lançou esta semana a campanha de pré-venda do i3, o primeiro carro elétrico da marca que será lançado no Brasil em setembro e comercializado a partir de outubro. O pacote promocional engloba um hotsite exclusivo (www.novobmwi.com.br) com informações sobre o modelo e a opção de um cadastro para os interessados receberem mais detalhes.

Haverá ainda uma exposição itinerante, na qual o i3 percorrerá concessionárias no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Em Curitiba, a Euro Import já começou a fazer a reserva de compra do compacto. Apesar de a BMW não adiantar o preço, o carro deve girar de R$ 190 mil a R$ 210 mil, dependendo da versão.

O modelo ‘verde’ conta com motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgfm de torque, números que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir uma velocidade máxima – limitada eletronicamente – de 150 km/h. A autonomia da bateria é de até 160 quilômetros – ela pode ser recarregada numa tomada doméstica ou em equipamentos especiais instalados pela marca na própria residência, além de concessionárias e shopping centers. O tempo médio da carga completa é de 8 horas.

Também há uma versão que acrescenta um motor a combustão de dois cilindros, de apenas 34 cv, que alimenta a bateria por mais 300 km. Ao todo, serão 130 unidades oferecidas para pré-reserva no Brasil.

Teste de colisão ‘aprova’ 208 e faz onix e palio desapontarem

O instituto Latin NCap realizou a quinta fase de testes de colisão com a adição de mais três modelos vendidos no Brasil: Peugeot 208, que recebeu quatro estrelas (entre cinco possíveis) à segurança para adulto, e Chevrolet Onix e Fiat Palio de nova geração, que alcançaram três estrelas. Na segurança de criança em cadeira no banco traseiro, o 208 ganhou três estrelas e os demais modelos apenas duas.

Segundo o Latin NCap, no teste do 208 "a estrutura teve desempenho correto e estável. Isso reflete uma geração de estruturas mais modernas. Contudo, os equipamentos de segurança da versão básica são em menor número do que a versão básica europeia. Dispositivos como controle de estabilidade, airbags laterais e fixações Isofix para cadeira infantil não estão no modelo básico da América Latina".

No Onix, apesar de a estrutura considerada estável, o instituto relata que "o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos sistemas de retenção infantil, contribuíram para uma pontuação baixa para o ocupante criança". Conforme o Latin NCap, os resultados atuais do modelo são "desapontadores".

Neste ano, o Latin NCap aumentou a exigência de avaliação para a segurança de crianças com o uso de nova tecnologia de dummy infantil para representar crianças de 3 anos e de 18 meses.

Mais informações e os vídeos dos testes no site da Latin NCap: www.latinncap.com/po/.

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