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As novas linhas laterais do Série 5 chegam a lembrar um cupê | Fotos: Divulgação/BMW
As novas linhas laterais do Série 5 chegam a lembrar um cupê| Foto: Fotos: Divulgação/BMW
  • A frente do novo sedã tem os faróis mais afilados e a grade mais encorpada

A BMW revelou a nova geração do Série 5 – a sexta desde 1972, ano em que o primeiro sedã da família ganhou as ruas. O mais novo modelo da BMW estará disponível nas concessionárias européias no segundo semestre do ano que vem, com previsão de chegada da perua Touring para meados de 2010. No Brasil, só deverá desembarcar no início de 2011.O sedã mede 4,89 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,96 m de en­­tre-eixos – cinco centímetros mais longo e 2 cm mais largo que o atual Série 5. A nova geração pesa 1.700 quilos e as capacidades do porta-malas e do tanque de combustível são 520 litros e 70 l, respectivamente.No desenho o sedã inova nas linhas laterais, que chegam a lembrar um cupê, apesar de ter os três volumes bem definidos. As linhas de cintura nascem nos para-lamas dianteiros e terminam formando o desenho das lanternas traseiras. A frente tem os faróis mais afilados e a grade mais encorpada, com linhas que descem do capô até o para-choque.

Gama completa

A gama do novo Série 5 inclui sete variantes com motores a gasolina e mais seis a diesel. O topo de linha é o 550i, que esconde sob o capô um bloco 4.4 V8, twinturbo (turbo gêmeo), com 408 cv de potência máxima entregues entre 5.500 rpm e 6.400 rpm. O intermediário 535i vem com motor 3.0, de seis ci­­lindros em linha, twinturbo, com 306 cv a 5.800 giros. Os modelos de entrada usam também um 3.0, de seis cilindros em linha, na­­turalmente aspirados e capazes de despejar, respectivamente, 258 cv (a 6.600 rpm) e 204 cv (a 6.100 rpm).As variantes a diesel 530d e 525d usam um bloco de seis ci­­lindros em linha de 245 cv e 204 cv, na ordem. O menos potente é o 520d, que vem equipado com um 2.0, de quatro cilindros em linha e 184 cv. Os três motores contam com injeção direta de combustível common-rail e turbocompressor de geometria variável, mas somente o 520d é equipado com sistema Stop-Start, neste caso denominado Auto Stop Start, que desliga o conjunto assim que o veículo cessa o movimento por um breve período de tempo – paradas em semáforos, por exemplo –, otimizando o consumo de combustível. Toda a gama traz câmbio manual de seis marchas, com exceção do topo de linha 550i, que vem com transmissão automática de oito engates, item oferecido como opcional para o restante da linha.

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