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No visual, o novo Série 5 está com uma aparência mais encorpada e o longo capô é um dos destaques. O carro está maior e bem mais seguro do que a geração anterior | João Sal/BMW
No visual, o novo Série 5 está com uma aparência mais encorpada e o longo capô é um dos destaques. O carro está maior e bem mais seguro do que a geração anterior| Foto: João Sal/BMW

Tecnologia

Lei do menor esforço para estacionar

Outra tecnologia que vale a pena destacar é o assistente de estacionamento. Por meio do visor frontal, é possível ver aquilo que as câmeras espalhadas pelo carro capturam ao seu redor; são duas câmeras laterais e uma traseira, que mostram guias de trajeto e esterço do sedã. Ao passar por uma vaga, o motorista só tem o trabalho de ligar a seta e soltar o freio. O volante vira sozinho para fazer a baliza. A vaga, no entanto, precisa ter os 4,89 m do comprimento do carro mais 0,60 cm de sobra na frente e 0,60 cm atrás. O veículo precisa passar abaixo de 35 km/h para os sensores medirem o espaço. Durante a avaliação do equipamento, dentro das condições pré-estipuladas, bastou engatar a ré, ligar a seta e soltar o freio. A câmera traseira mostra na tela a trajetória do carro e uma linha indica o esterço.

Na rodovia

Para dirigir com segurança

Na estrada, o motorista pode ligar o controlador de velocidade para manter distância do carro da frente. Basta selecionar a velocidade de cruzeiro desejada e segurar o volante. Se o veículo à frente diminuir o ritmo, automaticamente, Série 5 acompanha. Caso haja uma parada, sem que o motorista precise pisar no freio, o BMW vai parar. Um toque no acelerador faz voltar à velocidade selecionada. A distância do carro da frente pode ser regulada em quatro níveis. O sistema é desligado quando o pedal de freio ou acelerador for acionado.

Como o motorista fica apenas responsável pelo volante, pode sentir sono facilmente. Para evitar um acidente, o carro identifica uma mudança brusca de faixa e emite um aviso luminoso e sonoro para alertar o condutor.

  • A BMW lança a nova versão Gran Turismo do Série 5 que, segundo a marca, é uma mistura de cupê, sedã, perua e SUV. A versão top do carro custa R$ 399.400
  • Câmbio automático de 8 velocidades e sistema de navegação no painel
  • O assistente de estacionamento localiza a vaga e realiza a manobra sem que o motorista pegue no volante

Devido a sua ligação com a avia­­ção, a BMW escolheu os han­­ga­­res da Embraer para apresentar a sexta geração do Série 5. Lançado no fim do ano passado na Eu­­ropa, o carro começa a ser vendido agora no Brasil tendo como principais novidades um aparato tecnológico de última geração e uma versão com carroceria do tipo fastback, batizada de GT. Es­­ta versão que, se­­gun­­do a marca, é uma mistura de cupê, sedã, pe­­rua e SUV, é ofe­­recida com duas opções de acabamento e preços que começam em R$ 305.400 na básica e R$ 339.400 na top. Já o sedã custa R$ 288 mil (535i) e R$ 395 mil (550i).

A BMW planeja vender, até o fim do ano, 600 unidades do Sé­­rie 5, sendo 70% deste total da carroceria sedã. O carro irá brigar no mer­­­­cado com Mercedes-Benz Clas­­­­­se E e Audi A6. O Série 5 GT, por sua vez, disputa clientes do Mer­­cedes-Benz CLS e do Audi A5 Sportback. Em seu vi­­sual, o novo Série 5 ficou com aparência mais encorpada com destaque para o longo capô. Os pa­­ra-lamas ficaram mais sa­­lientes e a traseira está co m linhas mais ar­­rojadas. O carro está maior que a geração anterior. São 4,89 m de comprimento e 2,96 m na dis­­tân­­cia entre-eixos, o que au­­men­­ta o espaço interno. O interior também foi renovado e ga­­nhou possibilidades de combinações de cores e materiais refinados.

Além de toda a tecnologia em­­bar­­cada, na lista de segurança também constam air bags (de terceira geração) frontais, laterais e de cortina; freios ABS de última geração; controles de tração e estabilidade; apoios de cabeça dian­­teiros ativos; sistema de regulagem automática de altura dos fachos dos faróis; cintos de três pontos e apoios de ca­­beça para todos os ocupantes; e luz de freio de ativação em dois ní­­veis, dependendo da intensidade da frenagem.

Motores

Há duas versões de motorização. O 535i de seis cilindros e 3.0 li­­tros de 306 cv de potência é so­­bre­alimentado com um turbo de duas saídas. Chamado de Twin­­Power Turbo, este motor vem com injeção direta e controle variável das válvulas o que, se­­gundo a marca, dá de­­sempenho e ainda deixa o carro econômico. O torque máximo é entregue entre 1.200 e 5.000 gi­­ros com força de 40 kgfm. Com ele, o carro leva 6,1 segundos pa­­ra ir de 0 a 100 km/h. O 550i traz um V8 de 4.4 e 407 cv. O bloco tem dois turbos e torque máximo de 60 kgfm entre 1.750 e 4.500 giros. Com o V8, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 5 se­­gundos. A velocidade máxima dos dois modelos é limitada em 250 km/h.

Os dois carros vêm com um câmbio automático de oito velocidades e aletas variáveis em frente ao radiador, que controlam a entrada de ar no sistema de ad­­missão. Uma das novidades, se­­gundo a BMW, é a recuperação de energia que se perde em frenagens e desacelerações. Ao contrário do Kers da Fórmula 1, que a usa para dar potência ao motor, o equipamento da BMW recarrega a bateria para aliviar o trabalho do alternador e, consequentemente, forçando me­­nos o motor e gastando me­­nos combustível.

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O jornalista viajou a convite da BMW.

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