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Modelo C180 aposta no preço competitivo para atrair consumidores que desejam o primeiro Mercedes | Studio Malagrini
Modelo C180 aposta no preço competitivo para atrair consumidores que desejam o primeiro Mercedes| Foto: Studio Malagrini
  • Luxo e o conforto característicos de um Mercedes estão por todos os lados
  • Painel de instrumentos é sóbrio e de fácil visualização

Comprar no Brasil um sedã da Mer­­cedes-Benz por menos de R$ 120 mil até pouco tempo era algo impensável. Depois de o C180 Kompressor quebrar essa barreira ao ser lançado em abril deste ano por R$ 119 mil, agora chegou a vez da versão C180 CGI BlueEfficiency tornar ainda mais acessível a aquisição de um três volumes da marca alemã. O carro começa a ser vendido nos próximos dias custando a partir de R$ 114.990 – o valor do Kompressor foi reposicionado para R$ 112.900, mas ele sairá de linha em breve.

Além do preço mais "em conta", a novidade estreia no país a mo­­torização CGI (Charged Gasoli­ne Injection), que se destaca pelo alto desempenho com menor consumo de combustível e de emissão de poluentes. A tecnologia também está presente na C200 CGI, ou­­tra versão que chega ao mercado (R$ 149.900). Ambos utilizam motor 1.8 turbo, com 156 cavalos e 184 cv, respectivamente, acoplado a um câmbio automático se­­quen­­cial de cinco velocidades. As po­­tências são as mesmas dos modelos anteriores, o que mudou foi o torque (força). No C180 subiu de 23,4 para 25 kgfm e no C200, de 25,5 para 27 kgfm – vale lembrar que o C180 K usa o bloco 1.6.

Os lançamentos da MB trazem números que impressionam no quesito consumo. Para tanto, são equipados com diversos itens que auxiliam na redução de combustível, como injeção direta de gasolina, pneus de baixo atrito, retrovisores aerodinâmicos, novas aletas de refrigeração da grade dianteira, direção hidráulica que só funciona quando o volante é movimentado (exi­­ge menos força do motor) e pe­­ças do propulsor mais leves.

Dados de fábrica apontam para um consumo médio (estrada e cidade) de 14,3 km/l do C180 CGI e 13,8 km/h do C200 CGI. No teste drive realizado pela reportagem durante a apresentação dos carros, entre Ribeirão Preto (SP) e Poços de Caldas (MG), os valores ficaram bem próximos aos oficiais. A velocidade máxima do irmão "mais fraco" é de 220 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Por sua vez, o modelo mais potente chega a 232 km/h, indo de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

A Classe C destaca-se pela trinca luxo, conforto e segurança oferecida aos usuários. De série vem com teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone, CD player com Blue­tooth, volante multifuncional, retrovisores eletrocrômicos, vidros, travas e espelhos elétricos, sensor de chuva e crepuscular, ajuste semielétrico dos bancos, freios com ABS (antitravamento), ESP (controle de frenagem), ASR (controle de tração) e piloto automático, além de air bags frontais, laterais, de cortina e apoio de cabeça Neck-Pro (ameniza o efeito chicote do pescoço numa batida brusca). O veículo oferece ainda o sistema Agility Control, que amortece a maior parte das irregularidades do piso e assegura um constante conforto de condução.

Os novos Classe C vão encarar ri­­vais como Audi A4, oferecido por R$ 134.900, e BMW 320 i, por R$ 112.500. O sedã de entrada da Au­­di tem motor 2.0 de 183 cv, en­­quanto o modelo da BMW esconde sob o capô um propulsor 2.0 de 156 cv.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.

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