Construído pela sueca Volvo especialmente para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade para caminhões, o The Iron Knight - ou O Cavaleiro de Ferro, em português - cumpriu com maestria o papel para o qual foi desenvolvido.
Com 2.433 cavalos de potência, 611 kgfm de torque (força) e 4,5 toneladas, o peso-pesado percorreu 500 metros em apenas 13,71 segundos, com média de 131,29 km/h. Em relação à velocidade máxima, o caminhão chegou a atingir os 276 km/h.
A prova de fogo foi realizada em uma pista no Norte da Suécia, e quem conduziu o gigante foi o piloto Boije Ovebrink, que também participou do recorde anterior e há 30 anos é figura constante em competições automotivas.
A marca anterior, aliás, era da própria Volvo, com o caminhão híbrido The Mean Green, em 2012. Em vídeo divulgado pela marca, é possível ver que um helicóptero não consegue alcançar o The Iron Knight.
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional da Kombi completa 10 anos em Curitiba com o maior mosaico das Américas
Com exceção do motor, derivado dos caminhões FH da Volvo, o modelo foi construído do zero para a empreitada. A cabine aerodinâmica é feita de fibra de vidro e tem entradas de ar nas extremidades do para-choque.
Já as lanternas são de led e a suspensão é rebaixada. Os pneus, por sua vez, são especiais de competição e foram desenvolvidos pela Goodyear.
Apesar de só divulgado agora, o recorde foi realizado em junho, com a presença de representantes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A instituição está cuidando dos últimos detalhes burocráticos, como a revisão dos números obtidos pelo caminhão, e o feito deverá ser oficializado em breve.
Colaborou: Mariana Balan.
-
Sleeping Giants, Instituto Marielle Franco, defesa das drogas: a grana de Soros no Brasil
-
Frases da Semana: “Quem não come picanha pode comprar uma verdura”
-
O que é “pecado”? Cesta sem carne? Cerveja ou destilado? As polêmicas da reforma tributária
-
Formalidade, soberba e muita enrolação: o relato de dois dias entediantes no STF
Deixe sua opinião