A versão 2011 da Chevrolet Captiva mudou em relação a anterior. O novo modelo não sofreu revoluções no desenho, mas está com novas tecnologias e equipamentos que deixam o carro ainda mais interessante para quem gosta de utilitário esportivo.
A principal delas fica por conta do novo motor V6 3.0 da versão top de linha, equipado com injeção direta da gasolina e 268 cavalos (7 cv a mais que o substituído V6 3.6) e 30,6 kgfm de torque a 5.100 rpm, ante 32,9 a 2.100 rpm. Além disso, esta versão conta agora com a função Eco Mode no câmbio automático de seis marchas para fazer trocas, priorizando economia de combustível. Não houve mudança nos preços. Com tração 4×2, o Captiva V6 custa R$ 96.774 e R$ 100.774 se for 4×4.
O modelo Sport Ecotec 2.4 (R$ 90.299) apresenta uma nova transmissão sequencial de seis marchas no lugar das quatro marchas. Agora mais potente, o quatro cilindros também recebeu injeção direta e passou a render 185 cavalos, ante 171 cv anteriormente e 23,8 kgfm a 4.900 rpm de torque, apenas 1,6 kgfm a mais que o do modelo 2010.
Na parte mecânica, outro destaque é o freio de estacionamento eletrônico em todas as versões, abrindo espaço para um novo porta-objetos. E o visual da Captiva 2011 é quase o mesmo, exceto pelo revestimento mais escuro do interior, pela iluminação azul dos instrumentos e pelas rodas que voltaram a ser a da linha 2008 (mais bem aceitas que as atuais, segundo pesquisas com clientes). O utilitário ganhou mais duas cores Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha (a segunda apenas para versão V6) totalizando seis no portfólio.
A nova linha tem para-choques na cor da carroceria, sendo que o modelo 4x4 (AWD) possui um aplique cromado para diferenciá-lo, já que é o modelo mais completo da linha. Neste, o motorista ainda tem o luxo de contar com uma câmera de ré para auxiliar na manobra do carro. Porém, mesmo assim faz falta um sensor de estacionamento com aviso sonoro.
Consumo
Quem estiver interessado no veículo precisa preparar o bolso para reabastecê-lo com frequência. Apesar das informações fornecidas pela montadora de que as mudanças trouxeram "ganhos de consumo expressivos", o carro continua sendo um beberrão. De acordo com a Chevrolet, a linha 2011 consome 9,3 km/l na cidade, superior aos 8,7 km/l da 2010. Já na estrada, a média passou de 12,8 km/l para 13,6 km/l. Todavia, durante os dias de avaliação, todos na cidade, o consumo máximo foi de 5,2 km/l.
A previsão da Chevrolet é comercializar 14.400 veículos ao longo do ano. Em 2010, 13.500 foram vendidos. O total comercializado desde o lançamento em 2008 foi de 33 mil unidades.
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