| Foto:

A Volvo já anunciou que até 2020 eliminará o risco de morte dos ocupantes que estiverem trafegando em qualquer modelo da marca. É um desafio e tanto e teremos de aguardar para saber se a empresa sueca será bem-sucedida.

CARREGANDO :)

Já a fabricante japonesa de peças automotivas de borracha e plástico Toyoda Gosei não fez tal promessa, mas apresenta uma solução que pode ajudar muito a diminuir e até evitar acidentes com vítimas fatais no trânsito. 

A empresa exibe no Salão do Automóvel  de Tóquio, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até 5 de novembro, um conceito equipado com airbags externos para a proteção contra colisões.

Publicidade

LEIA MAIS: Nissan anuncia nova geração do March para o Brasil

Por enquanto a tecnologia tende a prevenir impactos menores, porém é possível que no futuro ela evolua para uma segurança total de carros e passageiros.

 

A Toyoda Gosei usou um carro ultracompacto, batizado de Flesby II, para mostrar seu projeto. A lataria foi coberta por uma borracha macia de última geração capaz de absorver o impacto de uma colisão e  também amortecer o contato de um pedestre num atropelamento.

LEIA MAIS: Toyota revela carro pensado para cadeirantes

Publicidade

Segundo Takashi Ishikawa, diretor da companhia, os airbags são empregados por fora e por dentro carro. As bolsas envolvem da capota ao para-choques. A borracha empregada também consegue se mover com energia elétrica e, assim, mudar a forma do veículo.

 

O exótico material alternativo permite ainda  exibir imagens e mensagens por meio  de luzes de led, podendo se comunicar com pedestres e outros veículos.

O interior do Flesby II segue a excentricidade externa e mais parece a de naves espaciais que vemos nos filmes de ficção científica. Há espaço para apenas um passageiro. A proposta do conceito é imaginar como serão os subcompactos que estarão nas ruas por volta de 2030.