• Carregando...
Encarar os obstáculos com paciência e conhecimento das técnicas preserva a estrutura do carro e garante a segurança dos ocupantes | Fotos: Divulgação/Peugeot
Encarar os obstáculos com paciência e conhecimento das técnicas preserva a estrutura do carro e garante a segurança dos ocupantes| Foto: Fotos: Divulgação/Peugeot

Saiba mais

Outros cuidados para rodar fora de estrada.

Farol

Assim como em estradas de asfalto, na terra o farol precisa estar sempre acesso e o motorista atento aos sinais dos outros condutores, principalmente nos trechos de mão única. Não trafegue na pista contrária e diminua a velocidade em curvas.

Malha viária

Estima-se que apenas 10% do total da malha viária brasileira seja asfaltada. Assim, é fundamental saber as dicas de condução para outros tipos de piso.

  • Vire a direção sempre a favor da inclinação lateral para não tombar
  • Em valas, o correto é apoiar as rodas na parte mais alta

Ribeirão Preto - Não é preciso ter um veículo 4x4 para curtir uma aventura fora de estrada. Dá para arriscar um desafio na terra a bordo de um carro de passeio, desde que o trecho não seja tão radical e o praticante conheça bem as limitações do seu automóvel. Isso significa checar no manual do proprietário a altura livre do solo, a inclinação lateral máxima e os ân­gulos de ataque e saída. Tra­du­zin­do, nem tente encarar erosões, aclives ou declives com um veículo cuja al­tura livre seja inferior a 20 cm e ainda tenha uma distância do entre-eixos reduzida. Ao invés de diversão, terá apenas dor de cabeça. Atente também para o tipo de câmbio, de pneus, sistema de freios e histórico de manutenção .

Algumas variantes de modelos urbanos são mais adequadas para a prática em trilhas leves. Neste grupo estão Peugeot Escapade, Fiat Palio We­ekend Adventure, Renault San­dero StepWay, Ford Ecosport, entre outros com apelo mais esportivo no visual e, em alguns casos, na parte mecânica.

Para ajudar o motorista a sair do asfalto com segurança, a reportagem do Automóveis, Motos & Cia fez um curso de condução off-road em veículos com tração 4x2, organizado pela Peugeot do Brasil. E resume agora ao leitor as dicas dadas pelo instrutor Clécio William da Silva.

Erosões

Ao deparar com erosões nos quais o carro poderá raspar o para-choque ou o assoalho, o ideal é posicionar as rodas nas partes mais altas para preservar o meio do carro que é o conjunto mais vulnerável, onde encontram-se o motor e o diferencial.

Inclinação lateral

Silva alerta para virar a direção sempre a favor da inclinação. "A maioria das pessoas ignora isso, e ainda tira a mão do volante. O carro pode tom­bar". Segundo o instrutor, o painel do veículo deve ser a referência do motorista. "Se o painel começar a inclinar para o lado es­­querdo, o motorista deve virar toda a direção também para o lado es­­querdo até conseguir acertar o carro".

Descida

Durante uma descida curta e mais ra­­­dical a dica é descer com o pé na embreagem. "O condutor deve pisar no freio e ir aliviando o pé conforme for descendo". Em declives mais longos e escorregadios, procure colocar a roda nos sulcos laterais da pista (borda). Isso melhora a dirigibilidade, principalmente com freio ABS. Se não tiver este sistema, controle a pres­­­são no pedal de freio para não deixar as rodas travarem, sob o risco de perder a direção do carro.

Subida

Já na subida, a aceleração mais forte tem que ser feita no pé do morro e conforme o veículo for subindo, o motorista vai desacelerando aos poucos para que as rodas tenham mais atrito. Se perder velocidade, dê pequenas aceleradas até vencer o morro. Caso o carro perca o embalo durante o trajeto, o recomendado é retornar para a parte plana e refazer a manobra. Subir de ré também facilita vencer o aclive mais acentuado, pois o peso maior fica em cima da tração (dianteira), dando maior atrito entre pneus e piso.

Perda de tração

Repetir a manobra também é viável ao perdr tração em uma das rodas. Como o diferencial joga a força para a roda que está sem atrito, o condutor precisa esterçar toda direção, sair em marcha à ré até sentir que a roda empenada voltou a ter apoio. De­­pois, basta reposicionar a frente e sair novamente, sem pressa.

Água

Evite travessias em trechos com muito água. Se não tiver outra saída, o ideal é procurar o local mais turvo, pois é mais raso. Depois que entrar, o condutor deve manter uma marcha só e passar devagar para não levantar água. O nível da água não po­­de passar da metade das ro­­das.

Areia

Em areia mais fofa e em abundância, evite trocas de marchas desnecessárias e transite em velocidades mais altas de forma constante. "Em caso de atolamento, tente dar partida com o veículo engrenado e a direção esterçada", diz o instrutor. "Caso seja necessário desatolar, deve-se puxá-lo na posição diagonal."

Atoleiro

Entre devagar e quando o carro estiver quase passando, acelere. Ao perceber um início de atolamento, movimente rapidamente a direção. Se começar a patinar, pare de acelerar. Isso só cavará mais as rodas (válido também para a areia).

O jornalista viajou a convite da Peugeot.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]