• Carregando...

Atualmente, já se encontram no mercado os mais diferentes sistemas de proteção ao veículo. Os mais modernos são os que bloqueiam, monitoram e rastreiam o veículo à distância via celular. Basta digitar algumas senhas, de fácil memorização, para que o combustível seja cortado, se dispare a sirene, as luzes comecem a piscar como uma árvore de natal e no visor do aparelho apareça um mapa com a localização exata do carro, que a essa altura já foi abandonado pelo ladrão.

Em Curitiba, a Control Mix, especializada em gerenciamento veicular, é a pioneira por disponibilizar a tecnologia no estado. Batizado de Control Pack, o equipamento permite à pessoa controlar qualquer sistema eletrônico do carro pelo telefone móvel ou fixo, como travar e destravar as portas, levantar e baixar os vidros, ligar e desligar o carro e definir a altura da suspensão a ar.

Mas é no quesito segurança que o produto se mostra mais eficiente, podendo, inclusive, evitar o seqüestro. Como atua com um aparelho celular permanente escondido no interior do carro, caso o condutor aperte o "botão do pânico" – mecanismo estrategicamente localizado para uma situação de emergência – familiares e pessoas de confiança que tenham o número do celular serão alertados. Imediatamente se abre uma escuta na cabine do automóvel, onde é possível ouvir e até gravar conversa entre os ocupantes. Além disso, o veículo pode ser rastreado via GPRS, emitindo informações da rua, da cidade e do estado onde está localizado.

O Control Mix permite ainda que o carro "ligue" para o seu dono avisando que está sendo violado. A partir daí, a pessoa, em qualquer lugar do país e em poucos segundos, aciona por telefone os dispositivos de segurança. "O dono tem controle total do veículo. Não precisa ficar ligando para uma central para bloquear ou localizar o automóvel roubado. Caso ele fique também sem o celular, é só procurar um orelhão ou um telefone fixo mais perto para se comunicar com o carro e efetuar a imobilização", explica Daniel Gomes Daniel, técnico em segurança automotiva e sócio-proprietário da empresa.

Sem mensalidade

Dispor dessa tecnologia, ao contrário do que se imagina, pode significar um gasto até menor do que o próprio seguro de alguns modelos que encabeçam a lista dos mais visados pelos marginais, como VW Golf, Audi A3 e picapes a diesel. A contar pela ausência de uma mensalidade fixa, diferentemente do que ocorre com a maioria das marcas disponíveis no mercado. Ou seja, ao comprar o dispositivo o cliente terá como custo de utilização apenas o valor da chamada para o celular do carro - ligação que pode ser gratuita dependendo da operadora.

O cliente pode ainda optar entre o kit básico, que sai por R$ 1.350, ou o completo, por R$ 1.890. O primeiro, que funciona somente com aparelhos GSM, traz bloqueio de combustível, sirene, sistema de alerta, e mais um opcional a escolha do comprador, como o travamento da porta elétricas, por exemplo. Já o segundo, que trabalha no sistema CDMA e somente com a operadora Vivo, oferece todas as funções já citadas na matéria, inclusive com o aparelho celular de mão incluído. "Esse sistema de proteção também diminui em até 30% o valor do prêmio cobrado pelas segudoras", completa Daniel.

Serviço: Com Sound Car, estacionamento do Super Muffato Portão – Fone (0XX 41) 3268-2044. B.Brunetti Peças e Equipamentos Ltda, Rua Júlio Perneta, 275 – Curitiba, Fone (41)3336-1800. Jonasom, Av. Arthur Bernardes, 2351, Fone (0XX41) 3013-6533.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]