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Linha 2015 será vendida nas versões ESD, por R$ 7.680, e EX, por R$ 8.180 | Divulgação
Linha 2015 será vendida nas versões ESD, por R$ 7.680, e EX, por R$ 8.180| Foto: Divulgação

Ficha técnica

Honda CG 150 Titan CBS 2015

• Motor: OHC monocilíndrico de quatro tempos

• Potência/torque: 14,3 cv/1,45 kgfm

• Relação de compressão: 9.5 : 1

• Transmissão: 5 marchas

• Tanque: 16,1 litros

• Peso: 118 kg (ESD)/ 117 kg (EX)

• Preço: R$ 7.680 (ESD)/R$ 8.180 (EX)

  • Tecnologia de frenagem promete reduzir distância percorrida em até 20%

A Honda CG 150 Titan recebeu para a sua linha 2015 o sistema de freios CBS (Combined Braking System). Antes disponível apenas em scooters e motos de alta cilindrada, a tecnologia promete aumentar a segurança dos condutores e reduzir o trajeto percorrido pelas motocicletas após a frenagem em até 20%, conforme informou a empresa. O CBS estará presente nos modelos ESD por R$ 7.680 e no EX por R$ 8.180, de acordo com o preço de tabela.

Ao contrário dos demais sistemas, a novidade combina no sistema de frenagem o funcionamento hidráulico e mecânico. Com isso, as rodas dianteira e traseira são acionadas simultaneamente quando o motorista pisa no pedal do freio de trás. A Honda afirma que esta operação ocorre por meio de um cilindro mestre, que distribui a força hidraulicamente por todo o conjunto. Assim, a frenagem fica mais equilibrada nas duas rodas, alcançando uma proporção de 66% na parte traseira e 34% na dianteira.

Dessa forma, a Honda informa que o CBS é capaz de assegurar aos condutores mais conforto e controle na direção. Além disso, o sistema deverá reduzir as chances de derrapagem da roda traseira em freadas bruscas. A CG 150 CBS é equipada ainda com um motor flex de um cilindro arrefecido a ar, associado a um câmbio de cinco velocidades. A potência máxima gerada pelo bloco é de 14,3 cv às 8.500 rotações e o torque máximo é de 1,45 kgfm aos 6.500 giros. A versão EX possui também rodas de liga leve com raios vazados e desenho exclusivo.

Os primeiros testes feitos pela Honda com o sistema CBS ocorreram em 1976 nas pistas de corrida, mas ele só foi levado para as motos comerciais em 1993 na esportiva CBR 1000F. Hoje, ele está presente também na scooter Lead PCX.

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