| Foto:

Com o lançamento da novo Polo no Brasil, que chega às lojas em novembro, criou-se um ponto de interrogação sobre o futuro do Fox, afinal os dois hatches premium travariam uma briga caseira pelo mesmo consumidor.  A Volkswagen afirma que nenhum modelo será descontinuado com a chegada da nova geração do compacto. 

CARREGANDO :)

E realmente não irá. Pelo menos até 2019, ano tido como o derradeiro para o Fox, segundo fontes internas da montadora ouvidas pelo site Quatro Rodas. Um dos carros mais antigos da marca em produção, ele não estaria nos planos de renovação da gama da Volkswagen, programada para 2020.

LEIA MAIS: Rivais baixam os preços: 10 promoções motivadas pelo ‘efeito Kwid’

Publicidade

Fox já não faz mais parte do portfólio da VW na Europa e no Brasil mantém a mesma estrutura de construção desde o seu lançamento em 2003 - neste período recebeu apenas mudanças visuais e de conteúdo.

Um dos indícios de que o veterano modelo está com os dias contados é a proximidade de preços que terá com o Polo. Atualmente o Fox parte de R$ 46.890 na versão Trendline 1.0, porém a mais vendida é a Comfortline 1.6, que sai por R$  53.990.  Estima-se que o Polo 1.0 MPI (aspirado) seja etiquetado na casa dos R$ 50 mil.  

Nesta faixa de preço há também o Fox Comfortline 1.0 MPI (R$ 50.150), além do Gol Comfortline 1.6 (R$ 50.890) - o topo de linha Highline foi descontinuado no primeiro semestre -  e o up! 1.0 TSI (configuração mais vendida, por R$ 53.990). Ou seja, seriam quatro compactos com o mesmo logotipo disputando o cliente. 
O discurso da Volks é de que há demanda para os quatro modelos, mesmo que os valores se sobreponham. 

Outro motivo para a aposentadoria do Fox é a concorrência prevista para o Polo pela própria montadora. Na lista da empresa estão Chevrolet OnixFiat ArgoHyundai HB20, mas é possível incluir Peugeot 208Ford Fiesta. Todos com versões cujos preços cruzam aos do Fox.

Olhando os números de vendas do hatch premium, poderia surgir a dúvida se realmente seria vantajoso por um ponto final na produção do carro. Afinal, ele está entre os 15 modelos mais vendidos no Brasil em 2017, à frente de Toyota EtiosFiat Uno, por exemplo.

Publicidade

 

Contudo, o volume de emplacamento do Fox deverá ser afetado à medida que o Polo aparecer no ranking mensal da Fenabrave (associação que reúne as concessionárias no país).

Para complementar, o futuro da linha Fox, que conta ainda com CrossFoxSpaceFox, já estaria selado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) com a chegada de dois novos modelos, uma picape intermediária e um SUV compacto, anunciados pela VW a partir do segundo semestre de 2018.

Lembrando que a planta também é responsável pela produção do Golf, além do A3 SedanQ3, na parceria com Audi - o novo Q2 é outro modelo cotado para ser feito na unidade paranaense.