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Conjunto óptico maior que o anterior e a adoção de repetidores de setas de direção no para-lamas fazem parte do pacote de novidades | Divulgação/GM
Conjunto óptico maior que o anterior e a adoção de repetidores de setas de direção no para-lamas fazem parte do pacote de novidades| Foto: Divulgação/GM

Mercado

Meta é ser o segundo sedã mais vendido

O presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, diz que a meta é chegar ao fim de 2010 com o Classic na segunda posição entre os sedãs mais vendidos no mercado brasileiro. Atualmente, o modelo ocupa a terceira colocação. Foram emplacadas 1,015 milhão de unidades, contra 3,150 milhões do Volkswagen Fusca e 1,065 milhão do Chevrolet Chevette.

Ardila garante que "o modelo está vivo", tanto que o recorde de vendas em um mês foi batido em junho do ano passado: mais de 12 mil unidades. Ele está num segmento que tem como concorrentes o Fiat Siena, Ford Fiesta sedã e Renault Clio sedã.

Gustavo Colossi, diretor de Marketing da GM, explica que o otimismo em relação às vendas do Classic tem uma explicação relacionada com a situação de renda das famílias. Ele lembra que entre 2002 e 2008, 4 milhões de famílias entraram para o grupo com renda mensal variando de R$ 2 mil a R$ 4 mil, que já dá oportunidade para compra de um carro. De 2008 a 2014, mais 3,8 milhões de famílias devem entrar nesse grupo.

  • Na traseira, as lanternas avançam na nova tampa do porta-malas
  • O interior do Classic não sofreu alterações
  • Veja a ficha técnica do Chevrolet Classic

A Chevrolet quer chegar a 2012 com toda a sua linha renovada. E quem acaba de passar por pequenas alterações no visual é o Clas­sic, lançado como Corsa sedã em 1995 e que recebeu o novo nome em 2004. As mudanças se concentraram apenas no visual do carro para mantê-lo ainda por mais alguns anos em produção.

Na frente, o modelo 2011 está com novos faróis, para-choque redesenhado e capô com vincos marcantes. O logo da marca aparece no centro da nova grade frontal. As laterais ganharam indicadores de direção nos para-lamas dianteiros e retrovisores e maçanetas das portas na mesma cor do veículo. Na traseira, as lanternas agora avançam sobre a nova tampa do porta-malas.

O carro é oferecido apenas com o motor 1.0, que desde o ano passado passou a ser o VHCE, com potência de 78 cavalos com álcool e de 77 cavalos com gasolina. E de acordo com a fabricante, o seu consumo é de 13,3 km/l com gasolina e 9,5 km/l se abastecido com álcool.

Preço

As mudanças vão representar um aumento de R$ 500 no preço do veículo de entrada da marca, que passa a ser de R$ 28.294. O Classic inaugura a nova denominação criada pela Chevrolet, a LS. O carro será comercializado apenas nesta versão e com cinco configurações, desde a básica até a mais completa, com ar condicionado, direção hidráulica, vi­­dros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas nas portas.

Além do visual alterado, o Clas­­sic vem com mais itens de per­­sonalização. São quatro pa­­co­­tes. O Estilo tem faróis com más­­cara negra, protetor de soleira, rodas de alumínio aros 13 e 14 e lâmpada azul (Blue Vision) pa­­ra o farol e faróis auxiliares.

O pacote Conforto vem com alça de segurança do teto, acendedor de cigarros, cinzeiro, direção hidráulica (para veículos com ar condicionado), vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme com controle remoto, quebra-sol direito com espelho, calha de chuva, geladeira e cabide.

Quem optar pelo kit Proteção terá adesivos refletivos, tapetes de carpete e borracha e protetor de cárter. O pacote Entretenimen­to traz CD players, alto-falantes triaxiais dianteiro e traseiro de 45W e 60W e GPS.

Na linha de acessórios, a Chevrolet disponibiliza também o sistema de som PRDS. Ele permite a recepção de notícias e mensagens via FM. O motorista terá informações sobre revisões e manutenções do carro, além de outros temas.

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A jornalista viajou a convite da Chevrolet.

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