Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova geração

Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo

Sedã médio fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 90. Modelo usará propulsores 1.0 e 1.3 sobrealimentados

A versão revelada é a esportiva RS, com detalhes mais agressivos no visual. | Autohome / Reprodução
A versão revelada é a esportiva RS, com detalhes mais agressivos no visual. (Foto: Autohome / Reprodução)

A Chevrolet resolveu resgatar o Monza, clássico sedã médio que fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 90. A nova geração do modelo foi apresentado recentemente no Salão de Guangzhou, na China. 

Monza será comercializado no mercado chinês, onde o segmento de três volumes é bastante concorrido. Ainda não há informações de que ele chegará a outros mercados, como o brasileiro.

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

A versão exposta é a esportiva RS, equipada com motor1.3 turbo e chamado de 330T. Ele vem com injeção direta de combustível e rende 163 cv. 

Há também opções com propulsores 1.0 turbo (320T), também com injeção direta, que entrega 125 cv. Ambos são gerenciados a um câmbio automático de seis marchas. 

Segundo a Chevrolet, o consumo na estrada é 19,6 km/l no 1.0 e 17,2 km/l no 1.3.

>> Cada estado ganha nova data para implantar placa Mercosul; confira

O novo Monza utiliza a mesma  plataforma do Cruze e será posicionado acima da nova geração do Chevrolet Prisma, já revelada na China. Vai encarar concorrentes de peso, como Toyota CorollaVolkswagen Jetta.

Ele traz faróis integrados à grade frontal e uma imensa entrada de ar que realça a agressiva dianteira. 

>> Tolerância para multas por excesso de velocidade pode aumentar

Atrás, as lanternas são horizontais e invadem a tampa de porta-malas, que exibe um discreto aerofólio. Há ainda falsas aberturas de ar em forma de L nos para-choques. 

>> Fusca mais antigo do mundo, da 2.ª Guerra, volta à ativa; assista

O visual se completa com máscara negra nos faróis e uma barra cromada interligando as lanternas. A gravatinha da Chevrolet na versão RS é preta e as luzes diurnas de leds exibem efeito em 3D.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

O Democrata foi a primeira tentativa da IBAP (Indústria Brasileira de Automóveis Presidente) de virar uma fabricante realmente brasileira. O modelo seria um cupê revolucionário inspirado no Chevrolet Corvair , com motor V6 traseiro de alumínio refrigerado com água. Rendia 120 cv e tinha desempenho maior que o dos concorrentes. ⠀ ⠀ A IBAP acabou fechando e nunca chegou a vender um carro, apenas ações ou cédulas de propriedade. Foram fabricados cinco Democratas e dois foram restaurados: um está no Museu Nacional do Automóvel e outro com um colecionador.⠀ ⠀ Alguém lembra desse modelo raro? 🤔⠀ ⠀ ⠀ ⠀ #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #raridade #vintage

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

Use este espaço apenas para a comunicação de erros