Guangzhou, cidade no sul da China que sedia os principais fabricantes de veículos do gigante asiático, também é o palco de um dos mais importantes salões daquele país. Na realidade, a mostra rivaliza em importância com a da capital Pequim, que ocorreu no primeiro semestre. O evento, que começou no último dia 19 e vai até hoje, traz inclusive uma novidade que pode ser produzida dentro de dois anos no Brasil.
É a nova geração do Ford Fiesta sedã, que faz sua estréia mundial no 6º China Auto Show. Assim como ocorreu com o hatch vendido na Europa (por aqui ainda estamos numa geração atrás), o três volumes foi baseado no protótipo Verve, que recentemente pôde ser visto pelo público brasileiro no Salão de São Paulo. Com linhas bem arredondadas e traseira alta, o novo sedã deve ser produzido em nosso país juntamente com o hatchback entre 2010 e 2011.
Apesar da crise financeira, a China permanece como um mercado importante para algumas marcas européias. Prova disso é que a Audi está lançando no salão de Ghangzhou uma versão do sedã A4 especialmente desenvolvida para o mercado chinês. A principal novidade é a distância entreeixos, alongada em 6 cm, que proporciona mais espaço aos ocupantes do banco traseiro. Além de mais longo, o A4L, como será chamado na China, recebeu outras modificações, como um reforço na suspensão para se adaptar melhor às estradas chinesas.
A fabricante local GAC apresenta ainda como conceito sua resposta ao "cupê" de quatro portas Mercedes-Benz CLS e ao futuro Porsche Panamera, que será lançado no próximo ano. A novidade é o Vip-Lounge, um esportivo que possui linhas arrojadas e muito fluidas, com destaque para a grade cromada gigante, lanternas afiladas e o caimento suave do teto na parte traseira. Seu motor é um 2.0, cuja potência não foi revelada.
A Brilliance, que tem planos de chegar ao Brasil no próximo ano através de um importador local, expõe a nova geração de sua perua BS4 Wagon. O modelo de 4,70 metros de comprimento é derivado de um sedã que leva o mesmo nome, mas que é 6 cm mais curto. Com um motor 1.8 de 136 cv, a perua tem a missão de mostrar que os fabricantes chineses estão investindo na segurança de seus veículos, pois o BS4 Wagon vem de série com air bag duplo frontal, sidebags e ABS com EBD (controle eletrônico de frenagem).
-
Lira trava CPI do Abuso de Autoridade, mesmo após revelações de censura nas redes
-
“Regulamentação das redes tem que garantir direitos aos usuários”, diz líder da oposição na Câmara
-
Fux pede vista e interrompe julgamento sobre decisão de Zanin que suspendeu desoneração
-
Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast
Quais impostos subiram desde o início do governo Lula e o que mais vem por aí
Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast
Carne deve ter imposto? Taxação de alimentos promete debate acirrado no Congresso
Oposição critica propostas do governo sobre a reforma e promete trabalhar por projetos próprios
Deixe sua opinião