• Carregando...
O engenheiro sueco Nils Bohlin levou um ano para idealizar o cinto | Divulgação/Volvo
O engenheiro sueco Nils Bohlin levou um ano para idealizar o cinto| Foto: Divulgação/Volvo

Volvo lançará "dummy" de pedestre no S60

Em vez de colocar o "dummy" (boneco para testes de colisão) dentro do carro, a Volvo criou o Bob, um boneco que atravessa a rua na frente do veículo, com o objetivo de testar o dispositivo de detecção de pedestres na pista, que será a principal novidade do novo sedã S60, previsto para chegar ao mercado mundial em 2010.

Leia a matéria completa

  • Bohlin morreu aos 82 anos
  • No banco traseiro ainda pode ser usado o cinto de dois pontos

Criado em agosto de 1959 pe­­lo engenheiro sueco Nils Bohlin, da Volvo, o cinto de segurança de três pontos é considerado até hoje uma das inovações mais importantes em segurança veicular de todos os tempos. A invenção foi disponibilizada gratuitamente a outros fabricantes de carros pela Volvo, que en­­viou Bohlin para diversas partes do mundo com o objetivo de di­­fundir a importância da adoção do cinto de segurança e contribuir na formulação do código de leis de se­­gurança veicular. Desde então, o dispositivo de segurança vem ajudando a salvar vidas.

Projetista de sistemas de ejeção de pilotos para a indústria aeronáutica, Bohlin foi contratado pe­­la Volvo em 1958 para assumir o cargo de primeiro engenheiro de segurança da empresa sueca. Na época, os cintos de segurança eram fixados apenas em dois pontos e não prendiam a parte acima da cintura do corpo dos ocupantes, o que geralmente resultava em lesões nos casos de colisões em alta velocidade.

Bohlin levou exatamente um ano para idealizar, desenvolver e testar um dispositivo com três pontos de fixação, simples, eficiente e de fácil manuseio, que possibilitava proteger os ocupantes do carro pelo tórax e não mais pelo abdome. No dia 10 de julho de 1962, o engenheiro recebeu a pa­­tente nos Estados Unidos pela in­­venção do cinto de segurança de três pontos.

Em 1985, o Departamento de Patentes da Alemanha classificou o cinto de segurança de três pontos entre as oito invenções mais im­­portantes em um século de existência. Bohlin recebeu também, em 1995, a Medalha de Ouro da Aca­­demia de Engenharia Científi­­ca da Suécia. Foi homenageado também pelo Automotive Hall of Fame, em 1999, e pelo National Inventors Hall of Fame, em 2002, exatamente no dia de sua morte, aos 82 anos, vítima de ataque cardíaco.

Em 2002, a Volvo divulgou um estudo que estimava em mais de um milhão o número de vidas salvas pelo cinto de segurança criado por Bohlin. Especializado em se­­gurança veicular, o instituto norte-americano National Highway Traffic Safety Administration calcula que o cinto previne anualmente, somente nos Estados Uni­­dos, cerca de 100 mil pessoas de le­­­­sões decorrentes de acidentes automobilísticos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]