• Carregando...

Você sabia que o cinto de segurança também precisa de manutenção? Muita gente não sabe, mas esse equipamento – fundamental para preservar a vida dos ocupantes de um carro em casos de acidente – é pouco lembrado na hora da manutenção.

"Após uma colisão, quando o cinto recebeu uma carga de esforço, é preciso verificar também como ficou o equipamento. Poucas pessoas lembram de checar o cinto, mas em caso de colisão o correto é fazer a troca do equipamento", explica José Oka, engenheiro de segurança do Centro de Experimentação de Segurança Viária (CESVI).

Segundo o engenheiro a vida útil do cinto de segurança depende das condições que o carro é exposto, e também do uso correto do item. "É importante também que o motorista observe periodicamente se há sinais de desgastes no cardaço e verifique se o fecho não esta travando adequadamente. Ele tem que fechar e abrir corretamente", alerta.

Outro alerta é sobre os cuidados na hora de comprar ou trocar o cinto. O laboratório da Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas (Unicamp ) testou 12 marcas "genéricas", ou sem certificados, vendidas em lojas de autopeças, dessas, 11 foram reprovadas, algumas não chegaram a atingir nem 10% de resistência do peso exigido por lei. "É preciso ficar atento, dar preferência para comprar cinto de segurança certificado", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]