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Ranking

Além do sistema de retenção, presença do airbag também influenciou na classificação

• 1º Citroën C3 GLX 1.6

• 2º VW Fox Prime 1.6

• 3º Peugeot 207 XS 1.6

• 4º Fiat Uno Sporting 1.4

• 5º VW Gol Rock in Rio 1.0

• 6º VW Fox 1.0

• 7º Peugeot 207 X-Line 1.4

• 8º Ford Fiesta Rocan 1.6

• 9º Citroën C3 GLX 1.4

• 10º Chevrolet Corsa Maxx 1.4

• 11º VW Gol 1.0

• 12º VW Gol Rallye 1.6

• 13º Renault Clio 1.0

• 14º Renault Clio 4p 1.0

• 15º Chevrolet Celta LS 1.0

• 16º Chevrolet Celta LP 1.0

• 17º Fiat Uno 1.0

• 18º Ford Ka Sport 1.6

• 19º Ford Fiesta 1.0

• 20º Ford Ka 1.0

A Proteste (Associação Bra­­si­­lei­­ra de Defesa do Con­­su­­midor) avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros de 20 compactos nacionais e o resultado geral foi decepcionante. O órgão constatou que o ocupante que viaja no banco de trás está menos protegido.

A avaliação considerou a presença de recursos que aumentam a proteção, no caso limitadores de carga, que previnem lesões causadas pelo cinto, e pré-tensionadores, item que reduz a folga do cinto durante o impacto.

Apenas o Chevrolet Corsa Maxx (1.4) traz cintos de três pontos retráteis disponíveis para todos os ocupantes. Nos demais veí­­­­culos observados, o cinto traseiro central é apenas abdominal e, por isso, oferece menos segurança ao passageiro que ocupa aquele local.

Além disso, há uma menção negativa para o Ford Ka 1.0, apontado como o carro com pior sistema de retenção do cinto. Ele não possui o retrator no equipamento traseiro lateral de três pontos – sistema que regula automaticamente a fita ao corpo – e peca ainda por ter os cintos traseiros curtos demais, dificultando (ou impossibilitando) a ancoragem de um bebê-conforto, por exemplo. No Fiat Uno (1.0) e no Ford Fies­­ta (1.0) também há ausência do retrator.

Os veículos que conseguiram os melhores resultados para os ocupantes dos bancos dianteiros foram o VW Fox 1.6 Flex Prime I-Motion, Peugeot 207 1.6 16V XS Au­­to­­matic e Citroën C3 1.6 Ex­­­­­­clusive Automatique. Mo­­toristas e caronas obesos tam­­bém podem ter problemas com as tiras curtas dos cintos dianteiros de Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka Sport 1.6, aponta o estudo da Proteste.

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