• Carregando...
Ami 6 fazia parte de uma estratégia da marca de variar sua gama de veículos e acabou conquistando as mulheres | Fotos: Divulgação/Citroën
Ami 6 fazia parte de uma estratégia da marca de variar sua gama de veículos e acabou conquistando as mulheres| Foto: Fotos: Divulgação/Citroën

Saiba Mais

Conheça mais algumas curiosidades do carro da marca francesa.

- Juntamente com a versão perua, o Ami 6 vendeu mais de 1 milhão de unidades nos três anos em que esteve em produção, quando foi substituído pelo Ami 8.

- O modelo da Citroën ficou conhecido no Brasil pelo nada agradável apelido de "sapo".

- O lançamento do Citroën AMI 6 marcou também o início do centro de produção de Rennes-La-Ja­­nais, que viria a ser uma das maio­res unidades fabris da Citroën.

  • A principal característica do modelo é a parte traseira invertida

Enquanto a Citroën foca a atenção nos lançamentos da renovada linha DS, outro carro importante para a história da mon­­tadora francesa festeja seus 50 anos. Lançado em 1961, O Ami 6 fa­­zia parte de uma estratégia da mar­­ca de variar sua gama de veículos e acabou sendo abraçado pelo pú­­blico feminino.

Criado por Flaminio Bertoni, mesmo designer dos clássicos 2CV e DS, a principal característica do modelo é a parte traseira invertida. Equipado com motor dois cilindros refrigerado a ar, o carro entregava 35 hp, com velocidade máxima de 105 km/h. No início, o veículo logo chamou a atenção pela capacidade de carga incomum para um compacto.

O lançamento do Citroën Ami 6 também marcou a estréia do centro de produção de Rennes La-Janais, unidade que se tornaria um grande centro de produção da marca. O veículo foi substituído em 1964, com o lançamento do Ami 8, e ainda gerou outras versões como o Ami Super e o M35.

Para comemorar a data, a montadora convoca os proprietários, do original e das versões subsequentes, para a excursão do Françe Amiclub. O ponto de partida será a unidade Rennes La-Janais, no dia 8 de julho de 2011. O cinquentenário será celebrado com um percurso de 2600 km, divido em 14 estágios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]