O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de colisão. Desta vez foram avaliados o Citroën C3, feito em Porto Real (RJ), além de Seat Leon ST e Nissan Tiida, vendidos em outros mercados. O modelo brasileiro recebeu 4 estrelas (de 5 possíveis) para passageiros adultos e 2 para crianças. A classificação é semelhante ao do Toyota Etios e do Renault Fluence (versão antiga) e superior à do Chevrolet Onix, Fiat Palio e VW Gol, segundo os testes do Latin NCAP.
O desempenho geral do hatch foi considerado “aceitável”, porém com algumas ressalvas do Latin NCAP. A estrutura do veículo, segundo a entidade, é “instável” no impacto frontal, apesar de não apresentar deformações no assoalho e nem no teto. O modelo também peca por ter menos equipamentos de segurança que a versão europeia, como airbags laterais, Isofix e desativação do airbag do passageiro. Contudo, os airbags frontais proporcionaram um nível adequado de proteção para o passageiro adulto.
O resultado do teste de colisão para criança, a cadeirinha infantil para até 3 anos não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente durante o impacto, oferecendo uma baixa proteção ao pescoço e peito. O carro não contava com os sinais de advertência para a não instalação de uma cadeirinha no banco da frente, uma vez que não possui sistema para desativar o airbag do passageiro dianteiro.
Já a perua Seat Leon ST, feita na Espanha e vendida no México, conseguiu 5 estrelas para adultos e crianças, enquanto o Nissan Tiida Sedan, que não é mais comercializado no Brasil, obteve 0 estrela para adultos e 2 para crianças, principalmente devido à falta de airbags do modelo básico testado, que é vendido no México. A Nissan já adiantou que não irá mais fabricar o modelo sem airbags.
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