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Lançada na Europa em janeiro, a nova geração do CLS desembarca no Brasil representada pela versão top de linha 63 AMG | Mercedes-Benz
Lançada na Europa em janeiro, a nova geração do CLS desembarca no Brasil representada pela versão top de linha 63 AMG| Foto: Mercedes-Benz
  • A quantidade de botões, telas e visores impressiona
  • A queda contínua do teto dá o visual cupê do carro

A Mercedes-Benz lança no Brasil o novo CLS 63 AMG, a mais esportiva da linha CLS e que se destaca pelo design, desempenho e eficiência. A versão top do novo cupê de quatro portas traz motor AMG 5.5 V8 (oito cilindros em "V") biturbo e transmissão esportiva de sete velocidades. Na Divesa, em Curitiba, o preço será de US$ 280 mil (hoje R$ 470 mil), As vendas começam em junho. Mas já há fila de espera.

O carro foi a estrela da festa em comemoração dos 125 anos da Mercedes-Benz, ocorrida recentemente. Na prática a mar­­ca é inventora do automóvel. Os primeiros veículos no mundo foram projetados por Carl Benz e Gottlieb Daimler na Alemanha, em 1886. No dia 29 de janeiro daquele ano era registrado, em Berlim, o triciclo motorizado de Benz, o Patent-Motorwagen.

O CLS apresentado, que reinventou o segmento cupê, acrescentando a ele mais duas portas, tem consumo de combustível de 10,10 km/l, 32% mais eficiente em relação ao modelo anterior, segundo o fabricante. Para obter o máximo em rendimento, a marca alemã vai além do conjunto motriz, apostando também na suspensão esportiva AMG Ride Control com sistema de amortecimento controlado eletronicamente, direção eletromecânica e, como opcional, sistema de freios feito de composto de cerâmica.

Com design musculoso por fora e inusitado por dentro, modelo é equipado com faróis dotados de LED’s. "O novo AMG CLS 63 dá continuidade à história de sucesso dos modelos anteriores, o CLS 55 AMG e o prórpio CLS 63 AMG, que encantam nossos clientes do mundo todo desde 2004", afirma Ola Källenius, chefe da Mercedes-AMG.

O propulsor do veículo inclui cárter de alumínio e o sistema start/stop, que desliga o motor quando o veículo para e religa automaticamente quando o motorista pisa no acelerador. O escapamento esportivo, caracterizado pela saída dupla cromada, proporciona sonoridade de motor diferenciada. O bloco V8 desenvolve potência máxima de 525 cv e torque de 71,43 kgfm. Com o pacote de desempenho AMG, esses valores aumentam para 557 cv e 81,63 kgfm.

As duas versões proporcionam um desempenho de tirar o fôlego: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 e 4,3 segundos, respectivamente, e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). No pacote Performance, também disponível no Brasil, ele tem sua máxima ampliada, mas ainda limitada, a 300 km/h.

A principal diferença entre ambas as unidades de força é o aumento da pressão máxima das turbinas de 1 para 1,3 bar. Além disso, o modelo com o pacote de desempenho AMG apresenta uma tampa de motor genuína especial, de alta qualidade, em fibra de carbono.

Segurança

Para evitar acidentes, o CLS está repleto de novidades eletrônicas, como os novos assistente para ponto cego (Active Blind Spot Assist) e para se manter na pista (Active Lane Keeping Assist). O primeiro avisa ao condutor se os sensores do radar de curto alcance detectarem que há perigo de batida caso o veículo esteja mudando de faixa. O segundo dispositivo, que age ligado ao ESP, atua se o motorista atravessa a faixa contínua à direita ou esquerda da pista.

Assumindo o controle, ele freia as rodas opostas e evita que o veículo passe pela faixa. Um mostrador no painel de instrumentos avisa ao motorista ao mesmo tempo. Se as marcações interrompidas de pista forem transpostas, o sistema controla um gerador de pulso elétrico no volante de direção que gera vibrações por um breve período – um sinal discreto para virar o volante para o outro lado imediatamente. Antes da interferência do sistema de freios, o volante de direção sempre vibra para dar o aviso.

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