• Carregando...
Caminhão Daihatsu FC Deco Deck é movido a célula de combustível | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
Caminhão Daihatsu FC Deco Deck é movido a célula de combustível| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Compacto

VW mostra versão híbrida do Up!

A Volkswagen apresenta o novo compacto híbrido Twin Up! Concept. A tecnologia usada no modelo é semelhante a do cupê XL1 a diesel. O conjunto combina propulsor a diesel 0.8 litro de dois cilindros, capaz de entregar 47 cv, e um motor elétrico de 55 kw (48 cv). A potência total é de 75 cv. Conforme a montadora, o consumo médio registra 90,9 km/litro, com uma baixa emissão de CO2.

  • Toyota i-Road: Conveniência de moto e estabilidade de carro
  • FT-86 vai inspirar os futuros conversíveis esportivos da Toyota
  • As linhas do elétrico BladeGlider, da Nissan, privilegiam a aerodinâmica. O modelo possui cabine triangular e para três lugares
  • O Suzuki X-Lander faz referência ao jipinho Jymny
  • O compacto XR-PHEV é impulsionado por um motor 1.1 turbo
  • O Cross Sport é o conceito da Subaru. O modelo traz faróis em LED e motor de 200 cv
  • O superesportivo NSX Concept e o conversível S660 são as atrações da Honda
  • O consumo médio do Twin Up! Concept é de 90,9 km/l
  • Com duas rodas na dianteira e uma na traseira, o conceito J tem a capacidade de ficar mais longo ou mais curto, dependendo do objetivo de uso. O veículo da Kawasaki é movido a energia elétrica
  • O Toyota Fun Vehicle 2 se conecta física e emocionalmente ao motorista através de comando de voz e um computador de bordo que entende o humor do proprietário. Para fazer o triciclo andar, basta o motorista inclinar o seu corpo para frente, para trás ou para o lado que deseja ir
  • O compacto esportivo Daihatsu Kopen future tem painéis que podem ser removidos e recolocados para aumentar a diversão. Os modelos têm cores fortes
  • O Daihatsu Deca Deca faz parte do segmento kei car - veículos com motor de até 600 cc, de enorme sucesso no Japão pelo baixo consumo e preço acessível. A minivan supercompacta,ainda um protótipo, foi desenvolvida para o uso no trabalho ou para transportar até quatro ocupantes. O acesso se dá por portas
  • Outro representante japonês do segmento kei car, à venda desde outubro. O Mitsubishi EK Space 2014 tem 3,4 metros de se destaca pelo formato quadrado, onde cada parte da carroceria foi aproveitada ao máximo para conferir maior espaço interno e versatilidade
  • O Mitsubishi Concept GC-PHEV oferece motor V6 de 3.0 litros turbo, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Possui tração integral e tem como principal atrativo a alta performance para qualquer terreno

As marcas japonesas mostram que estão na vanguarda quando o assunto é criatividade. Os conceitos e curiosidades apresentados no Salão de Tóquio, que vai até domingo (1.º), além de equipados com muita tecnologia exibem desenhos ousados e futurísticos. Alguns até parecem sair direto dos filmes de ficção científica, como é o caso do Daihatsu FC Deco Deck, um caminhão compacto de dois lugares e movido a célula de combustível. A marca ainda mostra a linha completa dos compactos esportivos Kopen. Todos com cores fortes.

A Mitsubishi está presente no evento com três novos conceitos, que fazem parte do segmento de utilitários esportivos e marcam a nova linguagem de design da montadora, combinando tecnologia e inovação. O Concept GC-PHEV oferece motor V6 de 3.0 litros turbo, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Possui tração integral e tem como principal atrativo a alta performance para qualquer terreno.

Já o compacto Concept XR-PHEV traz como destaque o prazer da condução. Seu sistema elétrico é composto por motor 1.1 turbo com injeção direta. O Concept AR, por sua vez, é um monovolume compacto movido pelo mesmo sistema híbrido do XR-PHEV.

A Toyota inova com o conceito i-Road, um veículo ultracompacto que oferece a conveniência de uma moto e o conforto e a estabilidade de um carro. Com uma cabine fechada, o exótico projeto adota um sistema que levanta e abaixa as rodas dianteiras da esquerda e da direita para assegurar automaticamente seu ângulo, garantindo um passeio tranquilo e a sensação inédita de unidade com o veículo. O i-Road começa a circular em 2014 na cidade de Toyota, no Japão. Outro conceito da Toyota é o FT-86 Open, que é baseado no modelo 86 e foi desenvolvido para explorar futuras variações de carros esportivos.

A Subaru mostra o Cross Sport Design Concept, que conta com faróis de LED, escapamento duplo, pneus e rodas mais largos do que as do cupê esportivo BRZ, revestimento interno em couro em dois tons, pedaleira em alumínio e acabamento em black piano. Nenhuma especificação de performance foi mencionada, mas o modelo deve apresentar motor 2.0 de 200 cv e 20,9 kgfm de torque.

Um dos protótipos da Nis­san é o BladeGlider, elétrico com linhas que privilegiam a aerodinâmica. O modelo possui cabine triangular com três lugares e uma posição de dirigir centralizada. A Nissan estuda uma possível versão de produção do modelo, buscando maior participação no mercado de modelos com emissão zero de poluentes.

Com o slogan "pequenos carros para um grande futuro", a Suzuki levou os modelos Crosshiker, Hustler, Hustler Coupe e X-Lander. O primeiro é um crossover compacto com motor 1.0 de três cilindros. O veículo pesa apenas 810 kg e é inspirado no pouco conhecido G70, apresentado no mesmo salão há dois anos.

Já o híbrido X-Lander alia referências do jipinho Jimny com um projeto ainda mais futurista. Vem equipado com um bloco 1.3. O utilitário Hustler e sua variante cupê possuem um interior mais espaçoso e prático. Segundo a fabricante, o modelo foi desenvolvido para "aqueles que amam esportes e praticam atividades ao ar livre".

A Honda mostrou o superesportivo híbrido NSX Concept e o S660, conversível equipado com um motor de três cilindros turbo, associado a um câmbio CVT e tração nas rodas traseiras. A fibra de carbono é amplamente utilizada e deixa o carro bem mais leve.

O jornalista viajou a convite da Toyota

Salão de Tóquio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]