• Carregando...
Os valores variam de acordo com o ano e modelo do veículo que podem ser consultados no documento CLRV | Arquivo
Os valores variam de acordo com o ano e modelo do veículo que podem ser consultados no documento CLRV| Foto: Arquivo

Por meio de uma ferramenta dis­­ponível no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, os proprietários de automóveis, motocicletas, ca­­minhonetes e caminhões podem ter acesso aos va­­lores do Imposto sobre a Pro­­priedade de Veículos Automo­tores (IPVA) referentes ao ano 2012.

Para fa­­zer a consulta, é preciso in­­formar os dados que constam nos documentos do veículo. A busca se destina somente aos veículos que estão cadastrados no Paraná.

Na página de consulta, o pro­­prietário deve informar a faixa IPVA e o ano de fabricação do veículo, dados que constam no Certificado de Registro e Li­­cenciamento de Veículo (CLRV). A ferramenta vai informar o valor ve­­nal do veículo, de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômi­­cas (Fi­­pe).

A alíquota para carros, ca­­minhonetes e motocicletas é o equivalente a 2,5% do valor ve­­nal do veículo. Para ônibus e veí­­culos de carga (como caminhões), além de veículos de em­­presas de locação ou que uti­­lizem como combustível o gás natural, a taxa é de 1%.

Pagamento

De acordo com o site da Secre­­ta­­ria da Fazenda do Paraná, quem efetuar o pagamento à vista no mês de fevereiro (de acor­­do com o calendário defi­­ni­­do a partir do fim da placa do veí­­culo – veja tabela ao lado), terá desconto de 5%. Os proprietários podem optar ainda por fazer o pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a partir de março; ou efetuar o pagamento à vista em março, também sem desconto.

O imposto pode ser pago em agências do Banco do Brasil e Itaú. Para fazer o pagamento, é necessário apresentar o número do Registro Nacional de Veí­­culos Automotores (Renavam) ou a guia de recolhimento, que pode ser impressa a partir do si­­te da Secretaria da Fazenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]