• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Saiba mais

Confira o significado dos alertas mais comuns:

Água no filtro de diesel – Se acender com o motor ligado é hora de parar e drenar o líquido acumulado.

Injeção eletrônica – Indica falha no sistema, que pode comprometer motor e catalisador.

Freios ABS – Sinal de que há algo errado com o recurso que impede o travamento das rodas em emergências.

Revisão – Símbolo lembra que está na hora de fazer a verificação periódica prevista no manual do proprietário.

Cintos de segurança – Além do alerta visual, alguns carros têm aviso sonoro para informar que o item não foi afivelado.

Freio de estacionamento – Acende ao ser acionado ou quando o nível de fluido do reservatório está baixo.

Air bag – Avisa sobre falhas no sistema de bolsas de ar. Em caso de colisão, há o risco de elas não inflarem de forma adequada.

Combustível – Acende quando o nível chega à reserva. Em alguns carros, há apenas um ponto luminoso no marcador.

  • Veja o painel explicativo

Durante a viagem tudo vai muito bem até que, de re­­pente, uma luz de advertência se acende no painel. O que fazer? Continuar a via­­gem, rezar, chamar o socorro me­­cânico ou rebocar para oficina? A primeira providência, se­­gundo os especialistas, é identificar a origem do problema. Há defeitos que ainda permitem o carro rodar até a ofi­­cina mais próxima. No entanto, ou­­tros problemas que parecem pequenos, po­­dem causar grandes estragos e um belo prejuízo.

Ler o manual do proprietário do carro para entender o significado das luzes de advertência no painel é importante. Mas, como são bem poucos motoristas têm esse hábito, José Fernando Pentea­do, membro do comitê de veículos leves da Sociedade de Enge­nharia da Mobilidade (SAE), explica que há quatro alertas principais que devem ser identificados pelo mo­­torista: bateria, freios, óleo e temperatura do motor. "Presentes em qualquer modelo, eles avisam so­­bre dispositivos es­­senciais para a segurança dos ocupantes e a saúde do veículo."

A luz do óleo indica perda de pressão, vazamento ou defeito na bomba. Nesses casos pode ha­­ver danos em peças como pistões e até risco de o motor fundir. Já o alerta de temperatura indica pro­­blemas no sistema de arrefecimento. "Isso é causado por falta de água, defeito na ventoinha ou pane no radiador", explica o di­­retor de segurança veicular da As­­sociação Brasilei­ra de Enge­­nharia Automotiva (AEA), Har­­ley Bueno.

O alerta de freio informa quando o nível de fluido no reservatório está baixo. A luz também acen­­­­de quando o freio de estacionamento está acionado. O da ba­­teria, por sua vez, avisa que há falha no alternador. "Já os sinais amarelos servem mais para chamar a atenção, mas não devem ser desprezados", ressalta Penteado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]