R$ 120 mil deverá ser o preço inicial do Prius no Brasil. Mesmo sendo econômico e ecológico, o modelo não goza de benefícios fiscais por aqui. Nos Estados Unidos, onde faz sucesso, seu preço parte de US$ 24 mil, cerca de R$ 49 mil.
O Toyota Prius, sucesso de vendas no Japão e Estados Unidos, será lançado em janeiro de 2013 no Brasil. Mas para quem quiser conhecer o carro híbrido em detalhes, a concessionária Sulpar, na unidade da Avenida Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, já está oferecendo com exclusividade o test drive.
O Prius que desembarca no Brasil, que foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo e também no de Curitiba, é o de terceira geração. O carro foi lançado no mercado japonês em 2009 e vem com um motor elétrico de 80 cv responsável por dar a partida e mover o carro até os 50 km/h. Acima desta velocidade entra em ação o motor a combustão, movido a gasolina um quatro cilindros de 1.798 cm³, feito de alumínio. Juntos entregam 138 cv de potência combinada. A energia que move o gerador elétrico é obtida a partir da desaceleração e frenagem do veículo e armazenada em baterias.
Ao volante, é possível escolher quatro modos de condução: normal, em que o sistema escolhe entre os dois motores de forma automática; o EV, em que o veículo funciona no modo 100% elétrico; o ECO, em que o sistema calibra a resposta de aceleração de modo a economizar combustível; e o Power, em que o carro intensifica a resposta à aceleração em até 25% para melhorar o desempenho. Segundo o fabricante, a autonomia conjugada entre os motores pode chegar a pouco mais de 1.100 quilômetros claro que dependendo do tipo de condução e do tipo de trajeto.
Na pistaCarro é silencioso e o desempenho agrada em todas as situações
O Caderno Automóveis, Motos & Cia da Gazeta do Povo testou o Prius em duas ocasiões. A primeira foi no ano passado em uma pista fechada em Gamagori, localizada à beira-mar na região de Nagoya, no Japão. A segunda já foi pelas ruas de Curitiba em abril deste ano.
Como todo elétrico, o carro parte no modo EV absolutamente silencioso. O freio de estacionamento é acionado com o pé, um sistema comum nos mercados norte-americano e japonês. No painel é possível acompanhar a bateria ganhando carga a cada freada. Informações sobre o funcionamento do motor elétrico, consumo médio, aceleração também aparecem no painel e podem ser mudadas através de uma tecla no volante. Porém, é difícil acompanhar tantos dados enquanto se dirige e leva algum tempo para o motorista se acostumar. A aceleração até 100 km/h foi testada sempre com o modo Power acionado e o motor respondeu bem na reta, mas nada que lembre um desempenho esportivo.
Nas curvas, o carro se mostra bastante estável, "grudado" no chão. A bateria de "apenas" 40 kg, localizada na traseira do veículo, entre o banco e o porta-malas, ajuda. O foco da montadora para esta nova geração do carro foi a melhoria do consumo de combustível, que, em área urbana, ficou em 50 mpg, o equivalente a 21 km/l, de acordo com a Toyota.
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