O casal mora em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e divide as funções de proprietário e mecânico da oficina Dolberth Tuning Car. Da união de quase sete anos nasceu dois dos personagens mais conhecidos e badalados da cidade. Não há em Araucária quem não conheça a "Bela e a Fera", uma dupla de Opalas incrementados que lembra a famosa versão animada de Walt Disney. Os apelidos ilustram bem a aparência de cada carro.

CARREGANDO :)

A Bela, no caso, é um modelo 72, que até 2004 mais parecia um patinho feio, originalmente preto e com um acabamento rústico. Na virada do ano, como na fábula de Cinderela, ele se transformou num Opala exótico, cuja pintura cor-de-rosa com detalhes em branco fez do carro um exemplar único e atração garantida em feiras e campeonatos automotivos. "Eu mesmo pintei", diz Priscila, que antes de vestir o macacão de mecânica trabalhava com decoração.

O motor, todo cromado, mantém os quatro cilindros originais, assim como o câmbio de quatro marchas e o freio a disco. Sem falar no ar-quente, que no início da década de 70 era um luxo. Mas Priscila não estava satisfeita com os 74 cavalos de potência. Um carburador Weber 460 se encarregou de impulsioná-lo para 110 cv.

Publicidade

Ao entrar no coupê, a sensação é como se estivesse em um quarto de bonecas. A ex-decoradora se ateve aos mínimos detalhes. O rosa se funde ao branco para dar vida aos bancos (feitos em couro). A luz neon, obviamente na cor rosa e estrategicamente colocada debaixo do painel, completa o toque feminino do veículo.

Em breve a Bela ganhará um teto de vinil, além de um conjunto de som mais potente, com direito a telas de DVD.

A outra cara metade do conto de fada sobre rodas faz jus a alcunha de Fera. O motor original 250 S de 171 cv do Opala Diplomata preto, ano 87, foi inteiramente forjado. Recebeu uma turbina 70 super 50 da Master Power, com 1.0 kg de pressão e um carburador 3E 25-29 retrabalhado. As bielas de seis cilindros continuam originais, porém foi adicionado um módulo de injeção para controlar os dois bicos suplementares.

O resultado disso tudo é um propulsor alimentado por 506 cv, responsável por levar a máquina a 270 km/h. "Dá pra pegar mais com o dedo colado no booster (equipamento que gera potência extra ao motor). O problema é que força demais a caixa de câmbio. Já quebrei seis no espaço de três meses", conta o mecânico, que pretende disputar as provas do Paranaense de Arrancada. "Só falta conseguir um patrocinador", ressalta.

Para completar a imponência da Fera, Jean deu um upgrade na carroceria, que agora é modelo 92, colocou embreagem de porcelana de seis pastilhas e reforçou as molas com quatro amortecedores turbo gás, para agüentar a pressão do invocado personagem. Internamente, o Opalão ganhou roupa nova. Neon e relógios de temperatura do óleo, pressão do turbo, amperímetro, entre outros, dão um ar agressivo ao painel. No assoalho, led’s azuis e tapetes personalizados com a logomarca da oficina.

Publicidade

Apaixonados por suas máquinas, Jean e Priscila nem sonham em se desfazer do casal motorizado. E olha que já surgiram propostas tentadoras, especialmente para a Bela. A idéia da dupla é aumentar ainda mais a "família". "Queremos adquirir toda a série do Opala. Atualmente estamos atrás do Opala SS, modelo 78, amarelo e preto", completa Jean.

Serviço: Dolberth Tuning Car. Rua Alexandre Borrazo, 140. Araucária. Fone: (0XX41) 3642-6600.