• Carregando...
A enorme tomada de ar dianteira e os faróis afilados são herança do Peugeot 308, que também cedeu sua plataforma para o RCZ | Divulgação/ Peugeot
A enorme tomada de ar dianteira e os faróis afilados são herança do Peugeot 308, que também cedeu sua plataforma para o RCZ| Foto: Divulgação/ Peugeot

Performance

Motor é resultado da parceria com a BMW

Na parte mecânica, o RCZ vem equipado com uma dupla bastante afinada, o motor 1.6 THP, turbo com injeção direta de 200 cavalos, entre 5.500 e 6.800 giros, e torque de 27,5 kgfm entre 1.700 e 4.500 giros. O conjunto foi desenvolvido na parceria que a Peugeot mantém com a alemã BMW e segue a tendência de baixa cilindrada com turboalimentação, que garante elevada potência e consumo menor.

A motorização é capaz de levar o cupê de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 237 km/h. Já o câmbio é automático sequencial de seis marchas. Com configuração 2x2 (dois ocupantes na frente e mais dois lugares pequenos atrás), o RCZ possui tração dianteira e plataforma derivada da família 308 (que no Brasil é representada hoje pelo sedã 408). No interior, a posição de dirigir é no estilo "cockpit", muito apreciada pelos fãs de esportivos.

  • A linha de cintura alta e o teto formado por arcos de alumínio contribuem para acrescentar modernidade ao conjunto
  • Posição de dirigir é no estilo cockpit, que agrada os fãs de esportivos
  • Quadro de instrumentos é completo, mas o computador de bordo destoa
  • Conheça detalhes do Audi TT, principal concorrente do RZC

Com um atraso de dois anos em relação à chegada do carro na Europa, a Peugeot está lançando agora no Brasil o cupê es­­portivo RCZ. Com o mesmo motor do crossover 3008, 1.6 turbo de 165 cavalos e câmbio automático sequencial de seis marchas, o RCZ é o primeiro car­­ro da Peugeot a não utilizar a tradicional nomenclatura de números em seu nome.

Com o preço de R$ 139,9 mil, o esportivo que é fabricado na Áustria terá o Audi TT como prin­­cipal concorrente no Bra­­sil, embora este custe quase R$ 200 mil.

A Peugeot trouxe um lote ini­­cial de 200 unidades, que es­­pera vender até o fim do ano. "De­­pois disso vamos ver como se comporta o mercado. Trare­mos o quanto for necessário", diz o diretor de marketing Fre­­derico Battaglia. Entre os países europeus em que o cupê foi mais bem recebido desde que começou a ser vendido, em mea­­dos do ano passado, destacam-se França (7.337 unidades), Reino Unido (4.070) e Ale­­manha (3.614).

O cupê preservou suas li­­nhas agressivas, que o identificam prontamente com outros modelos da marca. A enorme to­­mada de ar dianteira e os fa­­róis afilados são herança do Peu­­geot 308, que também ce­­deu sua plataforma para o RCZ. Pelo lado de fora, o modelo parece uma escultura lapidada em movimento.

A frente, de ca­­racterísticas felinas, deixa claro que o modelo é da Peugeot. O novo emblema se apresenta ladeado por faróis direcionais de duplo xenônio e os retrovisores externos se retraem automaticamente quando se tranca a porta com o carro desligado. A li­­nha de cintura alta e o teto formado por arcos de alumínio contribuem para acrescentar modernidade ao conjunto. As rodas de liga leve opcionais re­­forçam mais o estilo esportivo.

Já a traseira do veículo não fica para trás. O destaque maior fica para o porta-malas, que parece um tanto alongado na proporção do habitáculo – o que é confirmado pela capacidade de car­­ga de 384 litros, um nú­­mero até generoso para um esportivo.

Equipamentos

Entre os principais equipamentos de série, o cupê vem com controle de tração inteligente (ASR) integrada ao ESP, freios ABS de última ge­­ração, quatro air bags, Hill As­­­­sist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xe­­non direcionais, sensor de es­­tacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado di­­gital duas zonas, para-brisa acús­­tico, sistema de som de alta fidelidade e outros itens.

O carro estará dispo­nível em quatro cores metálicas (azul, cinza,preto e ver­­melho), além de uma cor perolizada (Branco Nacre). O modelo conta com garantia de três anos sem li­­mite de quilometragem.

O jornalista viajou a convite da Peugeot

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]