• Carregando...
O único Cadillac  Biarritz 1958 existente no país estará presente na mostra paranaense (à esquerda) | Fotos: Divulgação/Clube Elas
O único Cadillac Biarritz 1958 existente no país estará presente na mostra paranaense (à esquerda)| Foto: Fotos: Divulgação/Clube Elas
  • O Thunderbird 1956 com motor V8 é uma das atrações da exposição paranaense
  • O Corvette conversível 1959 é um exemplar da primeira geração do modelo
  • Clube Elas

Curitiba é conhecida no país pela quantidade e pela qualidade dos veículos de época preservados por colecionadores e apreciadores. Inúmeros encontros são realizados ao longo do ano para manter viva a história da indústria automotiva do passado. Apesar dessa tradição, faltava uma mostra de grande porte que consolidasse a força do antigomobilismo não só na capital, mas em todo o estado.

A partir do próximo dia 21, essa lacuna deverá ser preenchida. O pavilhão de exposições do Parque Barigui recebe o Curityba Classic Cars – 1.º Encontro Nacional de Automóveis Antigos e Especiais. Organizada pelo grupo Elas – Clube Feminino de Automóveis Antigos do Paraná –, e com o apoio da prefeitura, a iniciativa deverá reunir perto de 400 veículos de diferentes localidades do Brasil. A ideia é tornar a cidade sede fixa do evento e transformá-lo no segundo maior encontro do gênero no país. "Queremos fazer do Curityba Classic mais uma atração turística do município", ressalta Glennys Blesser, presidente do Elas.

Atualmente, a referência no estado neste tipo de proposta é o Encontro Paranaense de Veículos Antigos e Especiais de Antonina, que ocorre anualmente no litoral paranaense, sob o chancela do MP Lafer Auto Clube do Paraná. Glennys espera que a iniciativa curitibana atraia muitos turistas, movimentando a economia local nos setores do comércio, turismo e hotelaria. "A torcida é que o pavilhão do parque fique pequeno para o número de veículos e visitantes".

O público poderá apreciar exemplares fabricados na primeira metade do século passado, até a década de 70 – o evento só aceita inscrições de carros produzidos há mais de 30 anos. Entre os modelos já confirmados, destaque para o Cadillac conversível Eldorado Biarritz 1958, cujo último nome é uma homenagem à famosa praia situada na costa atlântica do Sul da Fran­ça. Já "Eldorado" remete à lenda da rica comarca americana, so­­nho dos conquistadores espanhóis. A denomição era usada apenas nos modelos mais luxuosos. Foram fabricadas 814 unidades dessa versão e, segundo Glennys, a que ficará exposta no Barigui é única no Brasil.

Outro que deve atrair olhares é o Corvette conversível 1959, com motor V8 de 4,3 litros. O carro faz parte da primeira geração do modelo, que saiu da fábrica entre 1953 e 1963 – ao todo foram seis gerações. O esportivo surgiu na época para concorrer com Ferrari e 375 America, equipados com propulsores V12. Ainda concorreria com o Ford Thunderbird e seu motor V8 de 4,5 l, que veio em 1955. Este, aliás, também terá representantes no Barigui, como um modelo 1956, motor 312 V8. O nome Thunderbird foi derivado do Deus da chuva e da prosperidade, que era adorado pelos índios da América do Sul Ocidental.

O Curityba Classic Cars é aberto a todos os interessados do estado e de fora dele, sejam integrantes de clubes, colecionadores particulares ou proprietários de automóveis antigos. A inscrição custa R$ 60 por automóvel e pode ser feita no site www.autozoom.com.br/Iencontro.php. O Puma Club do Brasil anuniou que irá bancar metade da inscrição dos veículos pertencentes a sócios em dia com a anuidade. O reembolso dos 50% será feito no dia 22, no local do evento.

Curitiba conta atualmente com 16 clubes oficialmente registrados na Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e outros 300 extraoficiais, totalizando cerca de 50 mil veículos antigos e preservados. Muitos sequer expostos uma única vez. O evento nacional quer dar a oportunidade àquele proprietário que deseja mostrar sua relíquia e ainda não teve chance, observa a presidente do Elas. De acordo com o Detran-PR, há na capital 48.327 veículos cadastrados acima de 30 anos e 277.809 em todo o estado.

Caridade

Além da exposição automotiva, o encontro terá por finalidade ajudar entidades carentes com a doação de alimentos. "Vamos transformar o belo em caridade", cita Glennys, lembrando a filosofia do clube Elas, que organiza apenas exposições sem fins lucrativos. Toda a inscrição será revertida para a Fundação de Ação Social (FAS), órgão da prefeitura de Curitiba, através de cestas básicas.

* * * * *

Serviço

Curityba Classic Cars: dias 21 e 22 de novembro. Local: Pavilhão de Exposições do Barigui. Horário: sábado, das 10 às 21 horas, e domingo, das 10 às 19 horas. Entrada: R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]